quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

O agitado fim de ano das agências


Virou regra: descanso nos últimos dias do ano está virando artigo de luxo



Não dá mais para tirar o pé do acelerador. Nos últimos anos, acabou no mercado publicitário a história de que o fim de ano é um período de maior tranquilidade para os profissionais do segmento. A reportagem de Meio&Mensagem procurou algumas agências e questionou se elas consideram seu fim de ano de 2012 mais tranquilo que o do ano anterior. Nenhuma das consultadas respondeu sim.

“O ritmo na agência está semelhante ao do meio do ano. Estamos trabalhando bastante. A sensação é de que precisaríamos de mais um mês para acabar 2012”, aponta Márcio Oliveira, que assume a presidência da Lew´Lara\TBWA em janeiro.


A Publicis faz eco e também aponta um ritmo de trabalho agitado nos últimos dias do ano. “Temos projetos em andamento que estavam no planejamento e também ações que não estavam. A agência não vai fechar, mas teremos plantão das equipes, já planejado com antecedência, para que tudo continue fluindo sem prejudicar nenhum trabalho”, aponta Luis Lui, diretor-geral de atendimento da agência. De qualquer forma, ele não reclama do ritmo. “Já começar 2013 em ritmo acelerado é um bom sinal”, afirma.

Além de trabalhos tradicionais, como campanhas de verão e concorrências, as agências precisam lidar com o planejamento de seus clientes. “Comparado com 2011, o movimento está tão forte quanto, mas com trabalhos diferentes. O final de 2011 teve concorrências e o final de 2012 tem trabalhos de planejamento para nossos clientes prevendo vários cenários, em função das incertezas que rondam 2013”, aponta Mauricio Kato, CEO da Havas São Paulo. 

A equipe do executivo foca seus esforços nos planejamentos de mídia e comunicação de seus clientes e em campanhas de temporada, como a dos cruzeiros da MSC. “Este final de ano está particularmente agitado”, resume.

E na sua agência? O ritmo também está mais corrido do que o normal?

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