Foi-se o tempo de ir à banca e comprar
o jornal ou revista predileta era algo corriqueiro. Agora eles estão no
bolso do leitor. Pelo menos é o que mostra uma pesquisa da Alliance for
Audited Media (AAM, aliança para mídia auditada), que mede a circulação
impressa e tráfego on-line dos jornais e revistas norte-americanos. O
estudo revelou que 90% das publicações já têm aplicativos para aparelhos
móveis (smartphones e/ou tablets). O mais incrível é que os 10%
restantes pretendem desenvolver seus apps nos próximos 12 meses.
Os aparelhos móveis "não são mais a onda do futuro, e sim aposta segura
para atingir o público digital crescente", analisa Eric John,
vice-presidente de serviços digitais da AAM.
Tablets e o futuro
Grande parte das empresas
que participaram do levantamento - 210 ao todo - acreditam que "os
tablets são o canal digital mais importante para o futuro de sua
publicação". O problema é a definição da melhor tecnologia para
publicação on-line.
O setor se divide entre os aplicativos em HTML5, acessados via browsers para internet,
e os aplicativos "nativos", que são produzidos para sistemas
operacionais específicos (iOS, de iPad e iPhone; Android e outros).
Os primeiros já têm uma leve preferência dos jornais, com 74%
desenvolvendo apps em HTML5, embora a proporção dos que desenvolvem apps
"nativos" não fique distante, 69%. Muitos, inclusive o "New York
Times", preferem apostar nos dois.
Redação Adnews
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