Muitas vezes, uma empresa brasileira
especializada em eventos necessita realizar uma ação internacional, mas
pode não se dar bem na hora de escolher uma parceria em outros países.
Além das naturais barreiras culturais, podem faltar conhecimentos
específicos sobre o mercado corporativo brasileiro ou sobre
peculiaridades de um determinado grupo de profissionais. Em outros
casos, detalhes da realização de um evento com características
mercadológicas acabam não recebendo o devido valor de uma estratégia de
relacionamento. É exatamente de olho nessa lacuna que pode se
caracterizada a atuação da Wish Marketing Eventos, agência comandada
pelos empresários Natasha de Castro Caiado e Bertrand Restivo, que há
cinco anos tem uma estrutura internacional, a Wish International Event
Management.
A Wish trabalha com três frentes: atende
diretamente a clientes brasileiros interessados em eventos fora do país,
clientes internacionais interessados em realizar ações no Brasil e, no
terceiro pilar, como suporte internacional para agências brasileiras
especializadas em planejamento e produção de eventos.
Entre os últimos dias 12 e 18 de novembro, a
Wish coordenou um projeto na Turquia para comemorar seus cinco anos de
atuação internacional. O projeto, que consistiu em levar um grupo de
profissionais brasileiros especializados em planejamento e produção de
eventos para conhecer o potencial do mercado turco para o segmento Mice
(Meetings, Incentive Marketing, Congresses and Events), contou com a
participação do Ministério da Cultura e Turismo da Turquia e com os
Convention & Visitors Bureaus de Istambul e Izmir, cidades do
roteiro da ação planejada pela Wish.
“Além do potencial da Turquia para eventos,
nosso objetivo foi mostrar a qualidade do trabalho que o governo turco
vem desenvolvendo para incrementar negócios internacionais do segmento
Mice”, diz Natasha. De acordo com ela, a Turquia tem centros de
convenção com “padrão de primeiro mundo”, qualidade de aeroportos e uma
“excelente” campanha internacional. “Era um destino considerado apenas
exótico e hoje está como rota principal dos grandes eventos
internacionais”, avalia a sócia da Wish.
Natasha diz também que a repercussão da novela
“Salve, Jorge”, exibida pela Rede Globo, tem incrementado o interesse de
empresas brasileiras em considerar ou escolher a Turquia para a
realização de eventos. “O trabalho do Ministério de Cultura e Turismo da
Turquia e dos bureaus (Convention & Visitors) é muito forte e muito
bem elaborado. Eles vendem a Turquia como um produto mesmo, algo que o
Brasil ainda não faz internacionalmente”, compara.
Na opinião da executiva, o Brasil “está na
moda”, mas não está sabendo aproveitar as oportunidades internacionais:
“Faltam estratégias básicas e diretrizes para vender o país de uma
maneira mais eficaz”. Por outro lado, Natasha ressalta a criatividade e
talento dos profissionais brasileiros que atuam como planejadores e
produtores de eventos. “Precisamos aproveitar melhor as oportunidades. O
Brasil é uma bomba de felicidade. Não conheço ninguém que tenha feito
um evento no Brasil e não queira repetir, mesmo tendo enfrentado algum
tipo de problema”, diz Natasha.
A sócia da Wish afirma também que sua empresa
busca desenvolver ações de incentivo no mercado internacional dentro de
um “gap” que as agências de viagem não têm o pleno domínio para
desenvolver. “Não adianta brifar um fornecedor estrangeiro sobre as
particularidades do gosto e do estilo dos brasileiros. Fazemos tudo com
esse ‘brazilian touch’, principalmente porque o brasileiro fora do
Brasil torna-se mais exigente”, descreve Natasha.
A Wish trabalha com ações de relacionamento,
convenções, viagens de incentivo, lançamentos de produtos e serviços e
organização de festas no Brasil e em outros países. A empresa tem
escritórios em São Paulo, Paris e Orlando. Além do “brazilian touch”,
Natasha afirma que a Wish também tem entre seus diferenciais, a oferta
de “conteúdo” para projetos especiais.
A partir de um curso especializado na
Universidade de Stanford, Natasha desenvolveu propostas que incluem
ações com storytelling desenvolvidas em conjunto com o professor e
doutor Patrick Hunt, especialista em arqueologia, para eventos
corporativos. Há ainda workshops motivacionais com a participação de Lee
Cockerell, especialista em liderança. A empresa também organiza
treinamentos in-company e ações especiais na Disney, além de trabalhar
com o grupo Chiclete com Banana na Central do Carnaval no Brasil.
Entre os principais cases desenvolvidos nos
últimos anos, Natasha destaca ações corporativas feitas no Festival
Internacional de Criatividade de Cannes, nas Olimpíadas de Londres e
eventos — nomes dos clientes são mantidos em sigilo — realizados com
Pierre Cardin, na Rota 66, nos parques da Disney e em Mônaco.
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