quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Wish atua com “brazilian touch”

Empresa de eventos completa cinco anos de trabalho internacional





Muitas vezes, uma empresa brasileira especializada em eventos necessita realizar uma ação internacional, mas pode não se dar bem na hora de escolher uma parceria em outros países. Além das naturais barreiras culturais, podem faltar conhecimentos específicos sobre o mercado corporativo brasileiro ou sobre peculiaridades de um determinado grupo de profissionais. Em outros casos, detalhes da realização de um evento com características mercadológicas acabam não recebendo o devido valor de uma estratégia de relacionamento. É exatamente de olho nessa lacuna que pode se caracterizada a atuação da Wish Marketing Eventos, agência comandada pelos empresários Natasha de Castro Caiado e Bertrand Restivo, que há cinco anos tem uma estrutura internacional, a Wish International Event Management.
A Wish trabalha com três frentes: atende diretamente a clientes brasileiros interessados em eventos fora do país, clientes internacionais interessados em realizar ações no Brasil e, no terceiro pilar, como suporte internacional para agências brasileiras especializadas em planejamento e produção de eventos.
Entre os últimos dias 12 e 18 de novembro, a Wish coordenou um projeto na Turquia para comemorar seus cinco anos de atuação internacional. O projeto, que consistiu em levar um grupo de profissionais brasileiros especializados em planejamento e produção de eventos para conhecer o potencial do mercado turco para o segmento Mice (Meetings, Incentive Marketing, Congresses and Events), contou com a participação do Ministério da Cultura e Turismo da Turquia e com os Convention & Visitors Bureaus de Istambul e Izmir, cidades do roteiro da ação planejada pela Wish.
“Além do potencial da Turquia para eventos, nosso objetivo foi mostrar a qualidade do trabalho que o governo turco vem desenvolvendo para incrementar negócios internacionais do segmento Mice”, diz Natasha. De acordo com ela, a Turquia tem centros de convenção com “padrão de primeiro mundo”, qualidade de aeroportos e uma “excelente” campanha internacional. “Era um destino considerado apenas exótico e hoje está como rota principal dos grandes eventos internacionais”, avalia a sócia da Wish.
Natasha diz também que a repercussão da novela “Salve, Jorge”, exibida pela Rede Globo, tem incrementado o interesse de empresas brasileiras em considerar ou escolher a Turquia para a realização de eventos. “O trabalho do Ministério de Cultura e Turismo da Turquia e dos bureaus (Convention & Visitors) é muito forte e muito bem elaborado. Eles vendem a Turquia como um produto mesmo, algo que o Brasil ainda não faz internacionalmente”, compara.
Na opinião da executiva, o Brasil “está na moda”, mas não está sabendo aproveitar as oportunidades internacionais: “Faltam estratégias básicas e diretrizes para vender o país de uma maneira mais eficaz”. Por outro lado, Natasha ressalta a criatividade e talento dos profissionais brasileiros que atuam como planejadores e produtores de eventos. “Precisamos aproveitar melhor as oportunidades. O Brasil é uma bomba de felicidade. Não conheço ninguém que tenha feito um evento no Brasil e não queira repetir, mesmo tendo enfrentado algum tipo de problema”, diz Natasha.
A sócia da Wish afirma também que sua empresa busca desenvolver ações de incentivo no mercado internacional dentro de um “gap” que as agências de viagem não têm o pleno domínio para desenvolver. “Não adianta brifar um fornecedor estrangeiro sobre as particularidades do gosto e do estilo dos brasileiros. Fazemos tudo com esse ‘brazilian touch’, principalmente porque o brasileiro fora do Brasil torna-se mais exigente”, descreve Natasha.
A Wish trabalha com ações de relacionamento, convenções, viagens de incentivo, lançamentos de produtos e serviços e organização de festas no Brasil e em outros países. A empresa tem escritórios em São Paulo, Paris e Orlando. Além do “brazilian touch”, Natasha afirma que a Wish também tem entre seus diferenciais, a oferta de “conteúdo” para projetos especiais.
A partir de um curso especializado na Universidade de Stanford,  Natasha desenvolveu propostas que incluem ações com storytelling desenvolvidas em conjunto com o professor e doutor Patrick Hunt, especialista em arqueologia, para eventos corporativos. Há ainda workshops motivacionais com a participação de Lee Cockerell, especialista em liderança. A empresa também organiza treinamentos in-company e ações especiais na Disney, além de trabalhar com o grupo Chiclete com Banana na Central do Carnaval no Brasil.
Entre os principais cases desenvolvidos nos últimos anos, Natasha destaca ações corporativas feitas no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, nas Olimpíadas de Londres e eventos — nomes dos clientes são mantidos em sigilo — realizados com Pierre Cardin, na Rota 66, nos parques da Disney e em Mônaco.

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