Saber estabelecer contatos pode ajudar na aproximação com clientes, investidores e parceiros
São Paulo – Todo empreendedor
sonha em deixar sua marca, fazer sua empresa aparecer e crescer. Para
chegar neste patamar, no entanto, é preciso construir uma boa rede de
contatos, que será capaz de conectar o empresário a investidores-anjo, clientes e parceiros importantes para o negócio.
Para Marcelo Miyashita, professor e consultor da Miyashita Consulting,
fechar bons acordos depende da capacidade do empreendedor em administrar
seus contatos. “É muito difícil prospectar parceria com alguém, implica
confiança e entendimento. Se souber construir relações na carreira fica
mais fácil estabelecer um acordo no futuro”, diz.
Foi com base nesse tipo relacionamento que Karen Sanchez, da loja
virtual de moda Lets, conseguiu tirar sua ideia do papel. Karen
trabalhava com e-commerce e criou uma rede de contatos, que encontrava
com frequência em eventos sobre o tema. Em um almoço com o investidor
Paulo Humberg, da A5 Investiments, ela contou sobre sua ideia e
conseguiu apoio para começar. “Conhecia o Paulo Humberg de mercado. Eu
estava nos principais eventos, tinha feito algumas palestras e a gente
acabava se encontrando”, conta.
Este, porém, não é o único caminho. A empresária Danielle Lyra, da rede
de franquias Fantasia, arriscou-se enviando um e-mail a um investidor
que queria como parceiro. “Me veio o nome do Beto Studart por ele ser
muito empreendedor. Mandei uma mensagem contando a história através de
um formulário no site da empresa dele. Para minha surpresa, ele
respondeu”, diz. Hoje, Danielle é sócia das filhas do empresário.
Ter paciência e realmente se dedicar ao relacionamento é essencial. "O trabalho de networking
é difícil porque não é de curto prazo”, conta o especialista. Veja sete
dicas de Miyashita para não errar na hora de fazer networking.
1. Leve networking a sério
Para Miyashita, uma rede de contatos bem formada é um recurso precioso
dos empreendedores, principalmente para aqueles que estão iniciando um
negócio. Por isso, assim como preparar-se para a operação e as finanças,
o empresário precisa se preparar para o networking. “Ele tem que
enxergar que empreender precisa ser consequência de preparação, e uma
delas é estabelecer relações com pessoas que fazem parte dos seus
objetivos”, diz.
2. Estabeleça pontes
Para casos como o de Karen, em que a pessoa já conhece bem o mercado em
que vai empreender, fica mais fácil acionar a rede de contatos. Quem
está começando em um mercado totalmente novo precisa ter mais paciência e
buscar pessoas de sua rede que levem até parceiros importantes.
“A relação se estabelece se ele tem alguém que possa fazer essa ponte. O
desafio é quando ele não tem relações com o mercado, o que acontece
quando ele é novo e quando ele desenhou carreira em uma área e empreende
em outra totalmente diferente. Aí, precisa fazer um trabalho de
formiguinha de construir relações”, explica o especialista.
3. Conheça as redes off-line
Antes de fazer um trabalho das redes sociais na internet, é importante
se conectar com instituições ligadas ao negócio. Elas ajudam a conseguir
informações e saber sobre eventos, por exemplo. “É um trabalho de campo
de se conectar com instituições, associação de classe, entidade
setorial. Precisa se conectar com as redes sociais off-line, entidades
do seu meio que funcionam como redes de pessoas”, ensina Miyashita.
4. Participe de eventos
Com informações em mãos, vá para eventos e faça o básico do networking
que é trocar cartões. “Precisa circular neste mercado para ficar por
dentro de eventos e começar a frequentar essas atividades para
estabelecer contatos”, explica Miyashita.
5. Use as redes sociais
Depois do contato pessoal, é hora de aproveitar as redes sociais. “A
abordagem é mais direta. Você verifica as pessoas que precisa fazer
relação, constrói um bom texto e convida a se conectar. Isso vale
principalmente no LinkedIn”, diz. No Facebook e no Twitter, a primeira
recomendação é saber se a pessoa usa a rede profissionalmente.
Com a conexão ativa, é hora de mostrar-se é relevante. “Precisa se
mostrar expert naquele assunto, capaz de fornecer informação, novidade e
oportunidade”, ensina Miyashita.
6. Não seja vendedor
Seja em eventos ou nas redes sociais, o trabalho de networking deve ser
espontâneo e não forçado. “Contato de relacionamento é diferente de
venda. Você não sai fazendo seu pitch, contando sua história e falando o
que precisa. Tem que se apresentar, trocar cartões e se mostrar
relevante, ajudando os outros”, afirma o especialista.
A princípio, o contato pode parecer pouco interessante para a empresa,
mas a chave é construir relações de longo prazo. “Você precisa alimentar
essa relação, servindo, ajudando. O caminho não é de pedir", diz.
7. Compartilhe informação
A ideia é mostrar-se relevante para ser lembrado e, para isso, é
preciso compartilhar conhecimento. “Tendo uma grande base de
relacionamento você acaba sendo relevante e lembrado por outras pessoas
que podem te conectar”, conta o especialista. Uma boa forma de mostrar
conhecimento é participar de grupos em redes sociais e disponibilizar
informações sobre o seu mercado.
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