quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O panorama dos pagamentos móveis no Brasil



Atualmente, o Brasil possui mais de 250 milhões de linhas ativas na telefonia móvel, com uma teledensidade média (índice de linhas telefônicas por habitantes numa determinada região) de 128 acessos para cada 100 habitantes. Isso significa que já existem mais celulares do que brasileiros no Brasil. Além disso, os terminais 3G (banda larga móvel) já totalizam 51 milhões de acessos no país até maio de 2012.

 
Outro estudo, realizado pela WMcCann em conjunto com o Grupo.Mobi, nos sete principais centros urbanos do país, apontou que 30% dos entrevistados possuíam smartphones e 19% possuíam celulares convencionais, porém com recursos mais avançados, tais como Wi-Fi, GPS, tela touchscreen. Isso prova o quanto a mobilidade e a conectividade estão cada vez mais presente na vida dos brasileiros.
 
E o ponto mais importante desse mesmo estudo diz respeito às compras online: 14% dos donos de smartphones já realizaram compras a partir do telefone celular. O número ainda é pequeno se levarmos em consideração todo o “universo” de usuários de smartphones, mas na verdade o que merece destaque é que essa tendência de compras e, consequentemente, pagamentos móveis vem crescendo consideravelmente no País.
 
Então, cabe explicar aqui quais são as modalidades de compras móveis as quais nos referimos:
- Compras no site da loja: Assim como acontece nos desktops, as compras em lojas virtuais também são uma realidade cada vez mais presente no âmbito mobile. Tanto em lojas pequenas, quanto nas grandes, uma parcela das vendas já provém dos celulares e, com o comércio eletrônico nesse âmbito ganhando cada vez mais força, a tendência é que os lojistas virtuais desenvolvam sites específicos para dispositivos móveis, com a navegação facilitada e otimizada (inclusive para os aparelhos de pequenas telas).
 
- Aplicativos próprios das marcas:  Algumas marcas já disponibilizam aos clientes seus aplicativos próprios, por meio dos quais podem ser realizadas compras, buscas de informações sobre produtos e, inclusive, comparações de preços. Um exemplo internacional de aplicativo de sucesso é do Starbucks, atualmente a marca líder em pagamentos via celular (e não somente nos Estados Unidos, mas em todo o mundo). O aplicativo funciona como uma “carteira virtual”, no qual o usuário escolhe o produto a ser adquirido pela tela do telefone celular e, após a geração de um código de barras, basta ir à loja e mostrar a tela do aparelho com o respectivo código. O sucesso da Starbucks foi tão grande que o Burger King também está trabalhando em um aplicativo semelhante.
 
- Aplicativos de cobrança por cartão de crédito: Já existem aplicativos para smartphones que transformam o aparelho numa “maquineta” de cartão de crédito, no qual você insere os dados do cartão do cliente (ou passa o cartão num dispositivo de leitura de tarja magnética, acoplado ao celular pela entrada de fones de ouvido) e a transação é realizada. O player mais conhecido desse mercado, presente somente nos Estados Unidos, é a marca americana Square.
 
- Transações via NFC:  A Near Field Communication (NFC) é uma tecnologia que permite a troca de informações e arquivos entre dispositivos compatíveis, com segurança e sem a necessidade de cabos, apenas aproximando os dois dispositivos (tanto entre dois celulares, como entre um celular e um leitor instalado numa loja). Dessa forma, é possível criar aplicativos que permitam fazer transações entre compradores e vendedores. As transações acontecem aproximando os dois aparelhos, com necessidade apenas da inserção da senha pessoal do comprador. Ainda que essa tecnologia esteja em fase piloto no Brasil, ela já é amplamente utilizada em países como Japão e Estados Unidos, principalmente para a compra de bilhetes de trem, pagamentos em supermercados e compra de ingressos para shows.
 
Diante desse cenário, podemos concluir que, além da evolução no comportamento da população, o crescente aumento na compra de smartphones também leva a uma mudança na forma como utilizamos esses aparelhos no dia-a-dia. E não só no Brasil, mas em todo o mundo!
 
Marcos Bueno é CEO da Akatus, fornecedora de soluções para pagamentos eletrônicos (online e dispositivos móveis)

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