Atualmente, o Brasil possui mais de
250 milhões de linhas ativas na telefonia móvel, com uma teledensidade
média (índice de linhas telefônicas por habitantes numa determinada
região) de 128 acessos para cada 100 habitantes. Isso significa que já
existem mais celulares do que brasileiros no Brasil. Além disso, os
terminais 3G (banda larga móvel) já totalizam 51 milhões de acessos no
país até maio de 2012.
Outro estudo, realizado pela WMcCann em conjunto com o Grupo.Mobi, nos
sete principais centros urbanos do país, apontou que 30% dos
entrevistados possuíam smartphones e 19% possuíam celulares
convencionais, porém com recursos mais avançados, tais como Wi-Fi, GPS,
tela touchscreen. Isso prova o quanto a mobilidade e a conectividade
estão cada vez mais presente na vida dos brasileiros.
E o ponto mais importante desse mesmo estudo diz respeito às compras
online: 14% dos donos de smartphones já realizaram compras a partir do
telefone celular. O número ainda é pequeno se levarmos em consideração
todo o “universo” de usuários de smartphones, mas na verdade o que
merece destaque é que essa tendência de compras e, consequentemente,
pagamentos móveis vem crescendo consideravelmente no País.
Então, cabe explicar aqui quais são as modalidades de compras móveis as quais nos referimos:
- Compras no site da loja: Assim como acontece nos desktops, as
compras em lojas virtuais também são uma realidade cada vez mais
presente no âmbito mobile. Tanto em lojas pequenas, quanto nas grandes,
uma parcela das vendas já provém dos celulares e, com o comércio
eletrônico nesse âmbito ganhando cada vez mais força, a tendência é que
os lojistas virtuais desenvolvam sites específicos para dispositivos
móveis, com a navegação facilitada e otimizada (inclusive para os
aparelhos de pequenas telas).
- Aplicativos próprios das marcas: Algumas marcas já
disponibilizam aos clientes seus aplicativos próprios, por meio dos
quais podem ser realizadas compras, buscas de informações sobre produtos
e, inclusive, comparações de preços. Um exemplo internacional de aplicativo
de sucesso é do Starbucks, atualmente a marca líder em pagamentos via
celular (e não somente nos Estados Unidos, mas em todo o mundo). O
aplicativo funciona como uma “carteira virtual”, no qual o usuário
escolhe o produto a ser adquirido pela tela do telefone celular e, após a
geração de um código de barras, basta ir à loja e mostrar a tela do
aparelho com o respectivo código. O sucesso da Starbucks foi tão grande
que o Burger King também está trabalhando em um aplicativo semelhante.
- Aplicativos de cobrança por cartão de crédito: Já existem
aplicativos para smartphones que transformam o aparelho numa “maquineta”
de cartão de crédito, no qual você insere os dados do cartão do cliente
(ou passa o cartão num dispositivo de leitura de tarja magnética,
acoplado ao celular pela entrada de fones de ouvido) e a transação é
realizada. O player mais conhecido desse mercado, presente somente nos
Estados Unidos, é a marca americana Square.
- Transações via NFC: A Near Field Communication (NFC) é
uma tecnologia que permite a troca de informações e arquivos entre
dispositivos compatíveis, com segurança e sem a necessidade de cabos,
apenas aproximando os dois dispositivos (tanto entre dois celulares,
como entre um celular e um leitor instalado numa loja). Dessa forma, é
possível criar
aplicativos que permitam fazer transações entre compradores e
vendedores. As transações acontecem aproximando os dois aparelhos, com
necessidade apenas da inserção da senha pessoal do comprador. Ainda que
essa tecnologia esteja em fase piloto no Brasil, ela já é amplamente
utilizada em países como Japão e Estados Unidos, principalmente para a
compra de bilhetes de trem, pagamentos em supermercados e compra de
ingressos para shows.
Diante desse cenário, podemos concluir que, além da evolução no
comportamento da população, o crescente aumento na compra de smartphones
também leva a uma mudança na forma como utilizamos esses aparelhos no
dia-a-dia. E não só no Brasil, mas em todo o mundo!
Marcos Bueno é CEO da Akatus, fornecedora de soluções para pagamentos eletrônicos (online e dispositivos móveis)
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