O boca a boca pode ajudar a sua pequena empresa a crescer e a clientela aumentar
Quais são as estratégias para os clientes falarem do meu negócio?
Respondido por Frederico Mafra, especialista em marketing
A divulgação ‘boca a boca’ sempre foi uma das mais eficientes formas de comunicação é tem sua abrangência potencializada pelas redes sociais.
Pesquisas mostram que as opiniões das pessoas sobre uma empresa ou um
produto têm muito mais relevância e influência no comportamento de
potenciais clientes do que qualquer outra forma de comunicação, como
anúncios e promoção de vendas. Para os clientes falarem bem da sua pequena empresa, através do ‘boca a boca’, algumas estratégias devem ser consideradas:
1. Busque excelência no produto ou serviço
Ter um excelente produto ou serviço é essencial. Sem produto bom, não
há ‘boca a boca’ que funcione positivamente; pelo contrário, o ‘boca a
boca’ será um potente divulgador negativo da empresa.
2. Tenha um programa de relacionamento eficiente
O segundo passo é ter um programa de relacionamento com os clientes.
Uma empresa que surpreende é comentada; aquela que não faz mais do que o
comum não se destaca, não é lembrada e nem comentada.
3. Defina o diferencial da empresa
Uma boa definição do diferencial de mercado da empresa é crucial. Boa
reputação, boa imagem, alta satisfação dos clientes, bons produtos e uma
marca conhecida são alguns dos ingredientes para fazer com que o ‘boca a
boca’ funcione de forma positiva.
4. Monitore as opiniões dos clientes
A empresa não deve se esquecer de acompanhar a opinião que o cliente
tem de seus produtos e ações no mercado. Monitorar as opiniões e
garantir a satisfação é importante para que o ‘boca a boca’ ajude na
divulgação.
5. Use bem as mídias digitais
Por último, deve-se pensar, também, em uma estratégia de utilização das
mídias digitais. Hoje, a utilização das mídias digitais tem
potencializado o impacto da comunicação ‘boca a boca’. Estar na rede não
basta; é importante ter estratégia e saber como usar a rede a favor da
divulgação da empresa e de seus produtos.
Frederico Mafra é especialista em marketing e professor do Ibmec/MG
Envie suas dúvidas com a palavra marketing no assunto da mensagem para examecanalpme@abril.com.br
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