MasterCard Advisors prevê que o mercado de débito, hoje em R$ 200 bilhões, vá dobrar de tamanho no Brasil
Em uma reedição de estudo realizado em 2005, a MasterCard Advisors,
empresa de consultoria do Grupo MasterCard, está apresentando dados de
2012 sobre o mercado brasileiro de cartões de débito, perfis de consumo
quanto aos meios de pagamento e identificação de barreiras e
oportunidades nos vários segmentos da economia.
O consumidor
continua preferindo o dinheiro, entre as várias formas de pagamento, mas
o uso da função débito dos cartões já ocupa a segunda posição e a
diferença entre ambos está diminuindo. De 2005 a 2012, a preferência
pelo débito aumentou de 26% para 34%, e por dinheiro caiu de 60% para
48%. Por isso, a expectativa é que o mercado de débito suba dos atuais
R$ 200 bilhões para algo entre R$ 370 e R$ 493 bilhões, até 2016.
O cartão de débito foi o meio que mais avançou nos últimos cinco anos:
25% ao ano. Já transações sem cartão, como papel moeda, cheque e
transferências bancárias aumentaram 9%. Gilberto Caldart, presidente da
MasterCard Brasil e Cone Sul, atribuiu a evolução do débito ao
crescimento econômico e ao aumento da bancarização e maior compreensão
sobre esta forma específica de pagamento. “A percepção de que o cartão
proporciona o controle dos gastos, é inteligente, simples e seguro
cresceu nos últimos anos”, avaliou o executivo.
A segurança,
aliás, foi o principal fator apontado pela maioria dos consumidores
(67%), seguida de facilidade de uso (37%) e controle (31%). Quanto a
oportunidades ao consumidor, o que mais o atrai é o uso do cartão para
promoções, prêmios e sorteios (36%) e programas de milhagem (16%).
Mas a MasterCard Advisors afirma que o potencial ainda é grande para a
função, já que 18% das transações são feitas no ponto de venda, enquanto
82% das transações são realizadas para sacar dinheiro. Quanto aos
locais onde os consumidores mais usam cartões de débito, os
supermercados e postos de gasolina se destacam no período inicial, e,
quando acostumados ao serviço, os consumidores usam em compras
corriqueiras, como farmácias e restaurantes.
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