Anunciante já havia feito movimento semelhante no mercado brasileiro
A Visa está realizando globalmente um movimento
que já antecipou no Brasil no último ano. A conta do anunciante está de
volta à rede BBDO, com a qual já havia relacionamento de 20 anos —
rompido em 2006, quando migrou para a TBWA. Agora a marca faz o caminho
inverso, permanecendo, porém, dentro do Omnicom Group.
De acordo o Advertising Age, um porta-voz da
empresa revela que “a decisão de escolher a BBDO como agência criativa
reflete nosso desejo de entregar uma comunicação unificada nos diversos
canais e em todos os mercados. A TBWA nos ofereceu um suporte excelente
desde 2006 e vai continuar nos ajudando em alguns mercados
internacionais, trabalhando juntamente com a BBDO e com outras agências
de nosso portfólio. Nós pretendemos dar continuidade à nossa campanha de
sucesso global, ‘Mais pessoas vão com visa’, e usar a força da nossa
marca para auxiliar o crescimento dos pagamentos eletrônicos ao redor do
mundo”.
O movimento é semelhante ao que aconteceu no
mercado brasileiro em outubro de 2011. A conta, que estava na carteira
da Lew’Lara\TBWA desde 2008 por alinhamento global, seguiu para a
AlmapBBDO. Antes desse período, o cliente era atendido por diferentes
agências em cada mercado apesar da liderança da rede TBWA em sua
comunicação global. No Brasil, ele passou pela carteira da Leo Burnett.
Estima-se que a Visa tenha investido em
marketing, em 2011, cifra próxima US$ 500 milhões somente nos Estados
Unidos — montante que deve ter recebido significativa amplificação este
ano, especialmente pelo patrocino da marca às Olimpíadas, na qual
responde como meio oficial de pagamento desde 1986 e tem contrato válido
até 2020. No Brasil, a verba do anunciante no ano passado é estimado em
R$ 70 milhões.
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