A
publicidade brasileira começou a ser reconhecida internacionalmente a
partir dos anos 1970. Assim, o primeiro Leão de Ouro foi conquistado em
1974 com uma campanha feita para o Conselho Nacional de Propaganda
contra os anúncios de emprego que declaradamente discriminavam
profissionais com mais de 40 anos de idade.
Em 1978 surgiu a campanha da palha de aço Bom Bril, com o
garoto-propaganda Carlos Moreno, um ícone na história da publicidade,
presente no Guiness Book pelo número de diferentes peças veiculadas.
O advento dos anos 1990 trouxe o crescimento da publicidade na mídia impressa e digital.Já a virada do século denunciou uma baixa autoestima na publicidade
do Brasil e do mundo. A
forma ganhou mais evidência que o conteúdo, prejudicando a qualidade das
propagandas. Muita edição, grandes trabalhos de produção gráfica e de
som, muitas vezes em detrimento da simplicidade, um dos melhores
ingredientes da boa publicidade.
O Brasil entrou definitivamente na rota das grandes contas globalizadas
trazendo-nos o desafio de sermos mais competitivos, criando campanhas
que resistam ao tempo, sejam fascinantes, encantadoras e capazes de
gerar resultados para os anunciantes.
Texto de Tom Coelho, educador, conferencista e escritor. Extraído do Portal Administradores
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