Versão de R$ 149.900 da 'sportwagon' chama a atenção pelo estilo.
Engatar um barquinho em uma stationwagon para aproveitar o verão com
família e amigos é um hábito comum na Suécia, país onde nasceu a Volvo,
porém, no Brasil, as peruas não andam tão populares assim, nos últimos
tempos. Como fazem mais sucesso por aqui entre surfistas e saudosistas,
as montadoras investem pouco neste segmento e sublimam os grandalhões
SUVs de gosto americanizado. Para ganhar o público que não adere ao
estilo do XC60,
a Volvo lança neste mês no mercado brasileiro o V60 R-Design, modelo
que a própria montadora classifica como o primeiro “sportwagon” da
marca, pelas características esportivas.
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O carro chega ao Brasil em três versões que pegam faixas distintas de
preços: V60 T5 Comfort R-Design (R$ 130.900), V60 T5 Dynamic R-Design
(R$ 149.900) e a topo de linha V60 T6 R-Design (R$ 199.900). De acordo
com o presidente da Volvo
Cars América Latina, Paulo Solti, 60% das vendas devem ser da opção T5
Comfort, 30% da Dynamic e 10% da T6. A primeira revisão tem preço fixado
em R$ 669 (T5) e R$ 789 (T6).
Como o modelo faz parte da linha esportiva R-Design, tudo nele ganha
elementos estéticos diferenciados, como frisos de alumínio na moldura
dos vidros laterais, capas de retrovisores também em alumínio, rodas de
18 poelgadas, chassi esportivo, volante maior, bancos e pedaleiras
esportivos e, claro, o painel azul característico da linha especial.
Embora todos esses detalhes tragam diferencial e estilo ao carro, o
próprio desenho do V60 já chama a atenção de longe, especialmente na cor
vermelha (são oito opções de cores). Isso porque a linha de cintura da
perua é alta e entra em harmonia com o caimento do teto, as lanternas
altas, os extratores de ar e as saídas duplas de escapamento, o que
torna o carro agradável aos olhos de qualquer ângulo.
Linha de cintura do V60 R-Design é alta e entra em harmonia com o caimento do teto (Foto: Divulgação)
Itens de série
As versões T5 R-Design Comfort e Dynamic são equipadas com motor de 4
cilindros em linha com turbo e injeção direta, 2.0 de 240 cavalos de
potência e 32,6 kgfm de torque, e câmbio automatizado de dupla embreagem
Powershift de seis velocidades, com opção de troca manual. Os carros
aceleram de 0 a 100 km/h em apenas 7,7 segundos, diz a montadora.
O modelo de entrada, T5 R-Design Comfort, traz itens de conforto de
série como ar-condicionado digital, sistema de áudio de alta
performance, com oito alto falantes e conexões para iPod e bancos e
volante esportivos revestidos de couro. Já a versão T5 R-Design Dynamic
acrescenta sensores crepuscular e de chuva, faróis de xenônio
adaptativos (aumentam a visibilidade em curvas), banco elétrico com
memórias para o motorista e teto solar elétrico.
Volvo V60 R-Design tem acabamento esportivo, mas limpo, o que dá sensação de amplitude
(Foto: Divulgação)
A versão topo de linha T6 R-Design AWD traz sob o capô motor 3.0 turbo,
de seis cilindros em linha, com injeção direta, 304 cv, 44,8 kgfm,
transmissão Geartronic automática de seis velocidades e com opção de
trocas sequenciais. O modelo tem o diferencial da tração integral e, de
acordo com a Volvo, acelera de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos.
Como itens de série o modelo oferece a mais piloto automático
adaptativo – que controla a velocidade e a distância do carro da frente,
automaticamente, sistema de áudio mais aprimorado, com tela de sete
polegadas, DVD e GPS, bancos elétricos e com memória para motorista e
passageiro, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, com
câmera de ré que sinaliza os obstáculos e indica a direção, de acordo
com o ângulo da direção.
Na segurança, a versão também oferece o sistema Pedestrian Detector,
que indica a presença de pedestres na frente do veículo, freando o carro
automaticamente para minimizar os riscos de um atropelamento. Nesta
versão, o V60 também traz o sistema de assistente de faixa, que alerta o
motorista para mudanças de faixa involuntárias, e o leitor de placas de
sinalização, que indica ao condutor se ele está acima do limite de
velocidade da via.
Embora importantes equipamentos sejam de fábrica apenas na opção mais
cara — carro premium sem GPS é lamentável hoje em dia —, todas as
versões trazem de série sistema City Safety, que freia o carro sozinho
em velocidades de até 50 km/h (antes o limite era 30 km/h), airbags
laterais e frontais, freios ABS com EBA, controle anticapotamento (RSC),
de tração e de estabilidade (DSTC) e freio de estacionamento elétrico.
Afinal, “segurança” é o eterno slogan da Volvo.
Entre os opcionais estão os itens que o T6 tem de série e o T5 não,
mais tapetes, kit multimídia com tela de sete polegadas com DVD, telas
nos encostos dos bancos dianteiros, câmera panorâmica dianteira,
protetor de cárter do motor, racks de teto, entre outros.
Impressões ao dirigir
O G1 avaliou a opção intermediária V60 T5 Dynamic
R-Design por cerca de 200 quilômetros de um test-drive que incluiu
trechos urbanos e rodoviários, na capital e no interior paulista. O V60
R-Design tem acabamento requintado, porém limpo, sem frescura. Isso dá
uma conotação mais elegante ao modelo e traz sensação de amplitude. O
conforto é ressaltado pelos bancos esportivos que “abraçam” bem lombar e
cervical.
No entanto, para quem vai no banco ao lado do motorista, a inexistência
de regulagem automática do assento faz falta. Sim, é muito
desconfortável girar rodinhas e puxar alavanca em um carro de R$
149.900. Para quem vai atrás, o espaço para as pernas não é tão bom
quanto o disponível para o carona da frente. Longas viagens poderiam ser
mais confortáveis se este espaço fosse maior, no entanto, a Volvo deu
prioridade ao porta-malas, que tem capacidade máxima de 557 litros ou
430 litros, se for considerar até a altura dos vidros. Com os bancos
rebatidos, a capacidade chega a 1.241 litros.
Volvo V60 R-Design chega em duas versões T5 (2.0) e uma versão T6 (3.0) (Foto: Divulgação)
Mas a graça do V60 está ao volante, e não como passageiro. O carro
conta com desempenho impecável, resultado do conjunto motor, transmissão
de dupla embreagem automatizada – muito suave nas trocas de marcha e
com boas respostas — e suspensão, que traz conforto e, ao mesmo tempo,
estabilidade ao carro. Fora todos os itens de segurança – o que inclui o
poderoso freio. Eles agem até de forma psicológica no condutor, que
passa a confiar no carro de maneira fora do normal. Curvas e acelerações
são feitas sem receio e com muita precisão, pontos bem observados na
estrada.
Quem roda mais na cidade vai sentir que, apesar da ótima empunhadura do
grande volante, ele fica mais pesado nas manobras curtas e em baixas
velocidades, como costurar trânsito e estacionar o carro. Tal
resistência em baixas rotações faz parte da segurança proporcionada pela
direção elétrica, que, conforme a velocidade aumenta, fica
progressivamente mais leve. É que no V60 a resistência é, digamos, mais
forte.
Conclusão
A grande versatilidade das peruas faz com que elas superem em muitas
qualidades os tão procurados utilitários esportivos. A Volvo ao decidir
investir no V60 no país encontrou um nicho importante no segmento
premium, que vai atender bem as necessidades de famílias a solteiros
aventureiros, como surfistas e viajantes.
Ele oferece preço competitivo diante das concorrentes, aliado a um bom
conjunto de itens de série, com destaque para os equipamentos de
segurança. Pelo design moderno e todas as suas características, pode-se
dizer que o Volvo V60 T5 Dynamic R-Design é uma boa opção para amantes e
saudosistas de stationwagons de todas as idades.
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