Pesquisa conta com uma nova fase, com entrevistas em profundidade com profissionais de agências e anunciantes
Após 12 edições, a pesquisa Veículos Mais Admirados entra em nova fase. Realizado para Meio & Mensagem
pelo Grupo Troiano de Branding, em parceria com a Qualibest, o estudo
calcula o Índice de Prestígio da Marca (IPM) dos principais veículos de
comunicação do País, a partir de uma série de atributos. A principal
novidade é que, a partir de agora, o trabalho passa a contar com uma
etapa qualitativa, da qual participam profissionais da linha de frente
das principais agências e anunciantes do Brasil.
Nesta etapa
serão realizadas entrevistas em profundidade, de forma a permitir que os
participantes opinem mais livremente sobre os desafios e anseios do
mercado publicitário, além de apontar os veículos de maior destaque no
atual cenário de mídia. “Teremos uma amostra menor, mas extremamente
representativa dos clientes dos veículos, que vai gerar um rico material
para análise mais profunda”, explica Ricardo Klein, diretor do Grupo
Troiano de Branding.
Vale destacar que o IPM continua e será
objeto da fase quantitativa da pesquisa. Também nesta etapa haverá
novidades: em lugar de nove atributos fixos, serão avaliados apenas
aqueles mais importantes para cada um dos diferentes meios. A ideia é
trabalhar com os itens mais relevantes para cada mídia, agilizando e
facilitando a avaliação dos participantes da pesquisa, mas sem perder a
base de comparação.
“A essência do estudo está mantida —olhar e
entender os veículos de cada meio”, adianta Klein, ao explicar que o
IPM será mantido, bem como as notas individuais de cada veículo em cada
um dos atributos analisados. Neste novo formato, a pesquisa trabalhará
com uma amostra de 150 profissionais. O campo será realizado entre os
meses de setembro e outubro e os IPMs, divulgados em dezembro.
Reconhecido pelo mercado nacional, o estudo é usado pelos veículos para
aprimorar seus processos internos e suas relações com agências e
anunciantes. Nas 12 edições anteriores, Veja, Globo e CBN conquistaram o
primeiro lugar entre os mais admirados de suas respectivas categorias.
Na última rodada, relativa ao ano de 2011, a lista dos líderes incluiu o
jornal O Estado de S.Paulo, o portal Google e o canal de TV por
assinatura GNT.
Os veículos são avaliados com base em
atributos como atendimento comercial, competência dos profissionais,
conteúdo editorial ou de programação, eficácia, credibilidade, ética,
independência, criatividade e inovação. O IPM resulta de uma média
ponderada entre quantas vezes um determinado veículo é associado aos
atributos e a importância relativa desses atributos para cada meio.
Nesta nova fase, entrarão apenas os que forem mais importantes para cada
meio.
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