Uma das principais patrocinadoras da Copa do Mundo da FIFA, a
Coca-Cola tem a sua marca ligada ao mundial desde 1974, em uma
estratégia que visa garantir, além de visibilidade, uma conexão com
conceitos de qualidade de vida, saúde e responsabilidade socioambiental.
Para o mundial que será realizado no Brasil em 2014, a companhia
pretende investir um montante 50% maior que nas edições passadas. O
valor será utilizado em projetos sociais, de sustentabilidade, em ações
de Marketing e comunicação.
O objetivo da empresa é, ao longo dos próximos dois anos, destinar
cerca de R$ 14 bilhões em atividades relacionadas ao esporte. Um dos
principais pilares utilizados para fazer a ligação com o mundial será o
Projeto Social Coletivo Coca-Cola, que capacita jovens para a atuação no
mercado de trabalho.
O Coletivo Coca-Cola é voltado para públicos das classes C e D e visa
promover um aumento da renda em comunidades de baixo poder aquisitivo.
Atualmente o projeto está presente em 14 estados do país por meio de 140
centros de formação profissional. Nos espaços são oferecidos cursos em
diferentes áreas.
Capacitação de jovens
Até 2014, estão nos planos da multinacional preparar 200 mil pessoas
que atuarão no varejo, em unidades da própria empresa e no suporte à
Copa do Mundo. "O coletivo funciona hoje como um dos centros oficiais da
FIFA para a captação de voluntários para atuarem no mundial. Além de
prepararmos esses adolescentes para trabalharem, estamos estudando
formas para que eles possam ser remunerados por isso durante a Copa",
explica Michel Davidovich, Vice-Presidente e Gerente Geral da Coca-Cola
Brasil para a Copa do Mundo FIFA 2014, em entrevista ao Mundo do
Marketing.
A Coca-Cola ainda não determinou com quais ações de Marketing atuará no
mundial, mas a primeira delas foi apresentada essa semana durante um
evento no Morro dos Macacos, no Rio de Janeiro, comunidade que há dois
anos abriga uma unidade do Projeto Coletivo Coca Cola. A empresa
associou sua marca ao mascote da Copa, o Tatu-Bola, e lançou a promoção
que ajudará a escolher o nome da personagem.
Com o slogan “O Mascote é Nosso”, a empresa começa a engajar os
consumidores a fazerem a escolha do nome entre os sugeridos pela FIFA:
Amijubi, Fuleco e Zuzeco. A ação traz como garoto-propaganda o
apresentador de TV Luciano Huck. E, para participarem, os compradores
precisam votar utilizando códigos promocionais impressos nos produtos
Coca-Cola.
Identidade visual dos produtos
Os vencedores recebem ingressos para assistirem a dois jogos do Brasil
na primeira fase da Copa do Mundo, disputados em Brasília e Fortaleza.
Também serão sorteados cinco mil pelúcias com réplicas do mascote, ações
que buscam estreitar o relacionamento com o público. As embalagens dos
produtos da marca também passarão por mudanças nessa fase e as garrafas e
latas de Coca-Cola, Coca-Cola Zero, Guaraná Jesus, Fanta Laranja,
Sprite e Kuat terão sua identidade visual modificada e ganharão como
tema a personagem do mundial.
A definição das ações de Marketing e Comunicação serão feitas aos
poucos. “Tudo o que já começamos a fazer é parte da estratégia de marca e
daquilo que enxergamos como oportunidade. A Copa do Mundo é um evento
com um potencial muito grande e, maior ainda sendo realizado no Brasil.
Ainda estamos definindo os próximos passos que serão dados ao longo dos
próximos dois anos no que se relaciona à Comunicação e ao Marketing. Mas
estaremos muito focados em campanhas e promoções”, diz Michel
Davidovich.
A Coca-Cola vê a Copa do mundo como uma oportunidade para impactar um
número expressivo de pessoas e transmitir os valores de marca. “Temos
uma parceria forte com a FIFA porque acreditamos que esta é uma ótima
oportunidade para atingirmos milhões de pessoas. Não há como ficar de
fora de um evento deste porte”, pondera Michel Davidovich ao portal.
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