terça-feira, 18 de setembro de 2012

Coca-Cola investirá 50% mais em Marketing na Copa


Uma das principais patrocinadoras da Copa do Mundo da FIFA, a Coca-Cola tem a sua marca ligada ao mundial desde 1974, em uma estratégia que visa garantir, além de visibilidade, uma conexão com conceitos de qualidade de vida, saúde e responsabilidade socioambiental. Para o mundial que será realizado no Brasil em 2014, a companhia pretende investir um montante 50% maior que nas edições passadas. O valor será utilizado em projetos sociais, de sustentabilidade, em ações de Marketing e comunicação.


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O objetivo da empresa é, ao longo dos próximos dois anos, destinar cerca de R$ 14 bilhões em atividades relacionadas ao esporte. Um dos principais pilares utilizados para fazer a ligação com o mundial será o Projeto Social Coletivo Coca-Cola, que capacita jovens para a atuação no mercado de trabalho.
O Coletivo Coca-Cola é voltado para públicos das classes C e D e visa promover um aumento da renda em comunidades de baixo poder aquisitivo. Atualmente o projeto está presente em 14 estados do país por meio de 140 centros de formação profissional. Nos espaços são oferecidos cursos em diferentes áreas.

Capacitação de jovens
Até 2014, estão nos planos da multinacional preparar 200 mil pessoas que atuarão no varejo, em unidades da própria empresa e no suporte à Copa do Mundo. "O coletivo funciona hoje como um dos centros oficiais da FIFA para a captação de voluntários para atuarem no mundial. Além de prepararmos esses adolescentes para trabalharem, estamos estudando formas para que eles possam ser remunerados por isso durante a Copa", explica Michel Davidovich, Vice-Presidente e Gerente Geral da Coca-Cola Brasil para a Copa do Mundo FIFA 2014, em entrevista ao Mundo do Marketing.

A Coca-Cola ainda não determinou com quais ações de Marketing atuará no mundial, mas a primeira delas foi apresentada essa semana durante um evento no Morro dos Macacos, no Rio de Janeiro, comunidade que há dois anos abriga uma unidade do Projeto Coletivo Coca Cola. A empresa associou sua marca ao mascote da Copa, o Tatu-Bola, e lançou a promoção que ajudará a escolher o nome da personagem.
Com o slogan “O Mascote é Nosso”, a empresa começa a engajar os consumidores a fazerem a escolha do nome entre os sugeridos pela FIFA: Amijubi, Fuleco e Zuzeco. A ação traz como garoto-propaganda o apresentador de TV Luciano Huck. E, para participarem, os compradores precisam votar utilizando códigos promocionais impressos nos produtos Coca-Cola.
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Identidade visual dos produtos
Os vencedores recebem ingressos para assistirem a dois jogos do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo, disputados em Brasília e Fortaleza. Também serão sorteados cinco mil pelúcias com réplicas do mascote, ações que buscam estreitar o relacionamento com o público. As embalagens dos produtos da marca também passarão por mudanças nessa fase e as garrafas e latas de Coca-Cola, Coca-Cola Zero, Guaraná Jesus, Fanta Laranja, Sprite e Kuat terão sua identidade visual modificada e ganharão como tema a personagem do mundial.

A definição das ações de Marketing e Comunicação serão feitas aos poucos. “Tudo o que já começamos a fazer é parte da estratégia de marca e daquilo que enxergamos como oportunidade. A Copa do Mundo é um evento com um potencial muito grande e, maior ainda sendo realizado no Brasil. Ainda estamos definindo os próximos passos que serão dados ao longo dos próximos dois anos no que se relaciona à Comunicação e ao Marketing. Mas estaremos muito focados em campanhas e promoções”, diz Michel Davidovich.

A Coca-Cola vê a Copa do mundo como uma oportunidade para impactar um número expressivo de pessoas e transmitir os valores de marca. “Temos uma parceria forte com a FIFA porque acreditamos que esta é uma ótima oportunidade para atingirmos milhões de pessoas. Não há como ficar de fora de um evento deste porte”, pondera Michel Davidovich ao portal.

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