Apenas em julho deste ano, 16,5 milhões de brasileiros visitaram páginas de companhias aéreas, hotéis e de informações sobre viagens
Apenas no último mês de julho, 16,5 milhões de brasileiros acessaram
sites de turismo - companhias aéreas, hotéis, de comparativo de preços e
de informações sobre destinos -, o que representa 18% a mais do que o
mesmo dado do ano passado. Os números são da pesquisa comScore Media
Metrix e confirmam que a maior parte das pessoas recorre à internet para
planejar viagens e fazer reservas.
O dado revela que, nos
últimos três anos, a audiência dos sites turísticos triplicou e um em
cada três usuários da internet visitou a categoria turismo em julho. A
expansão no mês se justifica em função das férias escolares, que batem
recordes de visualização. Segundo o diretor da comScore Brasil, Alex
Banks, os fornecedores de serviços e as agências de turismo virtuais
devem se certificar de que suas estratégias digitais atendam a esse
público crescente de usuários experientes da internet, especialmente por
conta do aumento da concorrência para atrair novos clientes e manter os
existentes.
Esses números da comScore confirmam uma outra
pesquisa, da Hi-Mídia, feita pelo M.Sense, segundo a qual a internet já
gera mais confiança nas pessoas quando se trata de turismo do que os
agentes de viagem. Nos dados da Hi-Mídia, 44% dos entrevistados
confiam na web para se informar e fazer transações relacionadas a
turismo enquanto 41% dizem confiar nos agentes de viagem. Ainda, mais da
metade das transações são feitas por meio da rede (58% fazem reservas
de hotéis online e 56% compram passagens pela internet).
Pelo
ranking da comScore, conforme o critério de visitantes únicos (de casa
ou do trabalho), os cinco sites mais visitados em julho foram, pela
sequência, o Hotelurbano.com.br, com 3,1 milhões de visitantes;
Decolar.com, com 2,3 milhões; Tam.com.br, com 2,2 milhões;
Voegol.com.br, 1,9 milhão; e Submarinoviagens.com.br, com 1,7 milhão de
visitantes.
O perfil dos usuários é composto quase na mesma
proporção por homens e mulheres e um terço dos visitantes está na faixa
etária entre 25 a 34 anos (32,6% do total). Geograficamente, São Paulo é
o estado cuja população mais acessa os sites de turismo, com 32% do
total, seguido pelo Rio de Janeiro, com 13%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário