sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Sites turísticos triplicam audiência em três anos


Apenas em julho deste ano, 16,5 milhões de brasileiros visitaram páginas de companhias aéreas, hotéis e de informações sobre viagens

Apenas no último mês de julho, 16,5 milhões de brasileiros acessaram sites de turismo - companhias aéreas, hotéis, de comparativo de preços e de informações sobre destinos -, o que representa 18% a mais do que o mesmo dado do ano passado. Os números são da pesquisa comScore Media Metrix e confirmam que a maior parte das pessoas recorre à internet para planejar viagens e fazer reservas.

O dado revela que, nos últimos três anos, a audiência dos sites turísticos triplicou e um em cada três usuários da internet visitou a categoria turismo em julho. A expansão no mês se justifica em função das férias escolares, que batem recordes de visualização. Segundo o diretor da comScore Brasil, Alex Banks, os fornecedores de serviços e as agências de turismo virtuais devem se certificar de que suas estratégias digitais atendam a esse público crescente de usuários experientes da internet, especialmente por conta do aumento da concorrência para atrair novos clientes e manter os existentes.

Esses números da comScore confirmam uma outra pesquisa, da Hi-Mídia, feita pelo M.Sense, segundo a qual a internet já gera mais confiança nas pessoas quando se trata de turismo do que os agentes de viagem. Nos dados da Hi-Mídia, 44% dos entrevistados confiam na web para se informar e fazer transações relacionadas a turismo enquanto 41% dizem confiar nos agentes de viagem. Ainda, mais da metade das transações são feitas por meio da rede (58% fazem reservas de hotéis online e 56% compram passagens pela internet).

Pelo ranking da comScore, conforme o critério de visitantes únicos (de casa ou do trabalho), os cinco sites mais visitados em julho foram, pela sequência, o Hotelurbano.com.br, com 3,1 milhões de visitantes; Decolar.com, com 2,3 milhões; Tam.com.br, com 2,2 milhões; Voegol.com.br, 1,9 milhão; e Submarinoviagens.com.br, com 1,7 milhão de visitantes.

O perfil dos usuários é composto quase na mesma proporção por homens e mulheres e um terço dos visitantes está na faixa etária entre 25 a 34 anos (32,6% do total). Geograficamente, São Paulo é o estado cuja população mais acessa os sites de turismo, com 32% do total, seguido pelo Rio de Janeiro, com 13%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário