Pesquisa elaborada pela Experian Marketing Service mostra que e-mail marketing e search são canais mais eficientes na hora de aumentar a receita das empresas
Outro fruto da web foi a possibilidade real de feedback, o que na mala
direta, antes utilizada, não era possível. Com ferramentas
desenvolvidas, hoje as marcas têm como estimar e avaliar qual a
percentagem de abertura dos e-mails. “Ainda que pouco representativo no
volume total de vendas, o e-mail tem a melhor taxa de conversão porque o
canal já vem sendo utilizado há muitos anos pelos profissionais de
Marketing. Durante este período, eles desenvolveram e aperfeiçoaram
diversas técnicas para maximizar o relacionamento com seus clientes”,
indica Marco Salvi, Head de Marketing e Client Services da Experian
Marketing Services, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Os dados da Experian apontam, por exemplo, que 48% dos anunciantes
investem mais de 10% da verba com e-mail Marketing. Em ferramentas de
busca, entre elas o Google, Bing e Yahoo, 50% das marcas investem também
mais de 10%. A expectativa, no entanto, está distante da realidade: 45%
dos entrevistados esperam aumentar as vendas por meio do correio
eletrônico, mas a conversão, como já apresentada, é de 2,53%. No search,
a expectativa é que as vendas cresçam 39%, índice 36,92 pontos
percentuais a menos que a realidade. Na conversão total, os e-mails têm
um índice de 14,14% e os buscadores de 33,73%, o maior dentre todos os
canais.
Personalização necessária
Ainda que 74% dos entrevistados na pesquisa da Experian tenham o
objetivo de aumentar a receita ao investirem em anúncios e comunicação
online, a melhoria do relacionamento também é fundamental para 69% deles
e 61% desejam expor mais a marca. Outros 44% querem aumentar o tráfego
para o website e 37% gerar leads.
A estratégia da utilização das redes sociais reflete também nos portais
das marcas. Hoje, 28% delas têm websites e 36% dos entrevistados
esperam que as plataformas deem visibilidade as suas empresas ou
serviços. A expectativa de conversão chega a 19%, mas na prática é de
1,59%. Quando colocado junto as outras marcas, os portais representam
4,13% das vendas.
Definição do perfil é essencial
Os altos índices de uso do e-mail Marketing, a boa taxa geral de
conversão por meio das ferramentas de busca ou ainda o uso de redes
sociais não são segredos para o sucesso de uma marca voltada para o
e-commerce. Antes da definição de qual plataforma utilizar, é necessário
avaliar o perfil da empresa e, a partir dele, desenvolver a melhor
solução.
Mesmo com critérios como a melhoria no relacionamento, o aumento da
exposição da marca ou a ampliação do tráfego do website, o objetivo de
todos os canais está na conversão das vendas. De acordo com a Experian,
em um nível a ser definido pelo próprio grupo, todos são importantes. “A
utilização de dados sobre o relacionamento prévio do consumidor com a
marca tem sido feito de forma cada vez mais efetiva. Cabe transformá-los
em conhecimento para gerar melhores taxas de vendas”, indica o Head da
Experian.
Ainda assim, reforça o especialista, o primeiro passo antes de definir
qual canal ou quais canais devem ser utilizados, está na construção da
marca. “Todos eles são necessários, com mais destaque para as
ferramentas de busca e o e-mail Marketing, mas entender sua marca é
fundamental. A construção dela não precisa, necessariamente, ser o
primeiro passo. A definição dos canais podem ocorrer simultaneamente”,
afirma Marco Salvi.
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