Mal calculados, gastos com contas de telefone e materiais de escritório podem se tornar um problema para o seu negócio
São Paulo – Para que a pequena empresa
tenha um pouco mais de lucro, uma das soluções encontradas por
empresários é reduzir os custos ao máximo. Como as despesas e os lucros
destes negócios são pequenos, simples atitudes podem fazer a diferença.
“Reduções pouco significativas, ao longo de um ano, passam a fazer
diferença”, afirma Reinaldo Messias, consultor do Sebrae-SP.
Antes de cortar custos, os empreendedores
devem estar atentos ao aspecto financeiro da empresa. As despesas não
podem ser incompatíveis com a quantidade de recursos que a companhia
tem. Alguns gastos são como goteiras, de pouco em pouco vão consumindo o
dinheiro do caixa. Veja abaixo cinco coisas que tiram dinheiro da sua
empresa sem que você perceba.
1. Telefone e internet
O acompanhamento das contas de telefone e celulares de uso da empresa
deve ser feito bem de perto. Há maneiras de deixar as contas de
celulares corporativos mais baratas. “A solução não é trocar a fonte e
sim passar a usar serviços online”, afirma Messias. Negociações por meio
do Skype podem diminuir os custos com ligações, por exemplo.
No caso da internet,
o consultor conta que o serviço é essencial na maioria dos
estabelecimentos. Cabe ao empresário avaliar e pesquisar quais
operadoras oferecem o melhor custo-benefício para o estabelecimento.
2. Materiais de escritório
Canetas, cópias, papéis e cartuchos de impressora são materiais de
escritório básicos para qualquer tipo de empresa. A quantidade, no
entanto, deve ser observada. De acordo com o consultor, é recomendável
fazer um acompanhamento e verificar quanto custa no faturamento da
empresa a compra desses produtos. Muitas vezes, pode estar havendo
desperdício.
3. Estoque
Às vezes, ter um estoque em ordem e repleto de produtos pode parecer
uma boa ideia. Mas não é se grande parte do que está dentro não é
atraente para o consumidor. Principalmente no comércio, produtos
estocados perdem valor ao longo do tempo e passam a não ter valor
comercial.
Prestar atenção no prazo de validade dos produtos e avaliar quais estão
com defeitos de fabricação ajudam a minimizar os prejuízos. Para
Messias, uma boa gestão de estoque é essencial para qualquer tipo de
empresa.
4. Equipe mal treinada
Bom atendimento é a chave para o sucesso de uma empresa. Mas, quando os
funcionários não recebem treinamento, os prejuízos operacionais são
incalculáveis. Uma vez que o cliente não é bem atendido, as chances de
ele voltar diminuem bastante.
De acordo com o consultor, o gestor também deve acompanhar a produção.
Sem instrução, funcionários podem utilizar quantidades excessivas de
matéria-prima o que acaba resultando em desperdício para a empresa.
5. Falta de manutenção
O capital perdido durante a quebra de um maquinário essencial para a
produção da empresa, por exemplo, pode custar muito. Por isso,
manutenções periódicas e uma gestão de qualidade podem ajudar a evitar
que essas situações aconteçam. Segundo Messias, a troca de computadores
ou máquinas, por exemplo, são medidas preventivas que a longo prazo
podem evitar problemas e gastos excessivos.
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