No dado mais recente, 4,5% dos acessos aos sites dos veículos auditados pelos Instituto são feitos por mobile
De Gramado/RS*
O ano do mobile, segundo o Instituto Verificador
de Circulação (IVC), foi 2011. Em janeiro do ano passado, 0,7% dos
acessos aos sites dos veículos auditados pelo IVC era feito por esta
mídia somada aos tablets. Mas, segundo o dado mais recente, de julho de
2012, o número saltou para 4,5% e, no caso de alguns sites, já está
próximo da faixa de 15%. E outro dado relevante: os tablets já
representam metade desses 4,5%, sendo que o iPad é responsável por 90%
dos acessos via tablets.
Em meio a este novo cenário, uma boa
parte dos acessos passa a ser feita por aplicativos. Diante disso, o IVC
traz uma novidade: passará a auditá-los. "O tráfego gerado nos
aplicativos acaba ficando fora da auditoria que fazemos da web. Estamos
oferecendo esta possibilidade ao mercado. Este era um ponto cego que não
era auditado", ressalta o presidente do IVC, Pedro Silva, que participa
em Gramado, no Rio Grande do Sul, da reunião nacional da Associação
Brasileira das Agências de Pubicidade (Abap). O serviço permitirá acesso
a dados de geolocalização, além de data e horário dos acessos e o
sistema operacional do mobile, o que amplia as possibilidades de
segmentação para os anunciantes. "Será possível, por exemplo, colocar um
anúncio de bebida no momento em que a pessoa está escolhendo o
restaurante pelo aplicativo", exemplifica Silva.
Um dos
exemplos de sucesso de acessos móvel citado pelo presidente da entidade é
o da Veja São Paulo. "Geralmente, o acesso pelo mobile ocorre quando o
site oferece serviços de busca, por exemplo, de restaurantes e demais
atrações", afirma. Segundo Silva, o IVC se adequa a uma nova realidade
em que os aplicativos poderão passar a gerar receitas para os veículos.
O instituto passa a auditar também as campanhas online. "As agências e
anunciantes compram campanhas e sites e recebem relatórios do que foi
entregue. Com nosso serviço, podemos validar esses resultados e oferecer
detalhes como geolocalização, tempo de permanência no site, dia e
horário do acesso", diz Silva.
O IVC estabelece ainda uma
parceria com a Abap que oferecerá 50% de desconto no valor da
mensalidade do Instituto para agências com faturamento anual de R$ 6
milhões ao ano. "O bom dessa medida é que ela está alinhada com nossa
intenção de regionalização. Ofereceremos as melhores práticas, dando
ferramentas efetivas para ter métricas nesses mercados. E não só em TV,
revista e jornal, mas principalmente nas plataformas digitais", afirma
Luiz Lara, presidente da Abap.
*O repórter viajou à convite da Abap
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