Uso de vídeos, destaques de ofertas de produtos, localização e rede social são algumas das novidades para o search
O Google começou a agregar novos formatos aos já tradicionais links
patrocinados e agora é possível - em alguns casos, ainda em fase beta -,
adicionar um vídeo ao link, estampar ofertas de produtos e preços,
localizar os lugares com mapas e direcionar o usuário para a rede social
da empresa. “O mecanismo de busca é muito forte no mundo dos anúncios
online e havia uma necessidade de inovar os formatos que o Google tem”,
explica o gerente de produtos e soluções da empresa para América Latina,
Michel Sciama.
Uma dessas novidades é o Media Ads, pelo qual,
ao buscar determinado filme, o usuário terá de volta a página do link
patrocinado com um vídeo que poderá ter, por exemplo, um trailer do
filme procurado. Ou seja, o próprio anúncio online traz o vídeo, sem que
o usuário tenha a necessidade de ir para outra página. Uma aplicação
prática desse formato já está em uso pela rede Telecine, de canais
pagos. Ao se buscar o filme “Piratas do Caribe”, o link patrocinado dos
canais Telecine retornará com um trailer de um dos filmes da série.
“Esse é um formato ideal para mídia de entretenimento”, afirma Sciama.
Um outro formato permite aos anunciantes exporem, já no link
patrocinado, uma série de ofertas de produtos, com as respectivas
ofertas, que remete o usuário diretamente a um produto de interesse, por
exemplo. A Casas Bahia é exemplo dessa modalidade nos links
patrocinados. Isso reduz o universo de busca e traz um retorno direto ao
consumidor. Atrelado a esse tipo de formato, o Google pode adicionar os
mapas de localização das lojas da rede, com o uso do Google Maps
conforme a região em que se encontra o usuário.
A rede social
do Google, o Google+, é outro exemplo de aplicação de novos formatos aos
links patrocinados. São as Social Extensions, pelas quais as marcas que
têm páginas +Pages no Google+ ganham mais visibilidade na busca. Ao se
buscar informações de jornais e revistas (como O Globo e a Veja), um box
lateral pode direcionar o usuário à página social, com dados do
veículo, usuários Google+ e últimas postagens dos veículos.
Anúncios automáticos
Os Dynamic Search Ads, em fase beta, criam anúncios automaticamente
para o usuário com base em informações da landing page (página de
destino ou chegada). Com essa nova funcionalidade, as agências não
precisam listar todas as palavras-chaves da campanha para figurar no
leilão e aparecer no topo dos links patrocinados. O próprio mecanismo de
busca do Google entendeu que determinado produto, serviço ou informação
é relevante para o usuário, ainda que a busca não contenha exatamente
todas as palavras-chaves, e cria o anúncio e o apresenta ao usuário no
resultado da busca. “É um formato que simplifica o trabalho para o
anunciante e a agência”, diz o gerente do Google.
O leilão de
links é um mecanismo usado pelo Google para trazer a landing page ao
usuário como retorno de uma busca de produtos, serviços ou conteúdo.
“Para cada anúncio que aparece nas buscas, foi feito um leilão
dinamicamente”, afirma Sciama. O executivo explica que os leilões levam
em conta o ranking de posicionamento dos anúncios e o anunciante que
quer aparecer entre as palavras-chaves digitadas pelo usuário deve,
necessariamente, entrar nesses leilões. Os anunciantes, ou agências, dão
seus lances e o Google avalia a relevância. “Não é apenas o lance em si
que conta, e sim a relevância do anúncio para o usuário”, explica
Sciama. O link patrocinado tem que fazer sentido para o resultado da
busca.
Essas novidades nos links patrocinados já estão
disponíveis para agências e anunciantes. Sciama diz que o Google tem um
time responsável pelo relacionamento com as agências especificamente
para treinar as pessoas nos novos formatos e tecnologias.
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