quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Cresce hábito de assistir TV e usar redes sociais simultaneamente


Os resultados do estudo anual do ConsumerLab, laboratório de pesquisas de comportamento da Ericsson (NASDAQ: ERIC) – apresentados no Relatório de Tendências de Consumo em TV e Vídeo de 2012 – revelam que a TV social está se tornando um fenômeno do mercado de massa.

 
62% dos consumidores usam redes sociais enquanto assistem à TV semanalmente, um aumento de 18 pontos percentuais em um ano. Na divisão por gênero, 66% das mulheres têm esse comportamento, comparados a 58% dos homens. 25% dos consumidores usam as redes sociais para discutir o que estão assistindo em tempo real.
 
Luciana Gontijo, responsável pelo Ericsson ConsumerLab na América Latina e Caribe, diz: “Os dispositivos móveis são uma parte importante da experiência de TV, já que 67% dos clientes usam smartphones, tablets ou laptops para assistir à TV ou vídeo. Além disso, 60% dos consumidores afirmam usar serviços sob demanda semanalmente. Assistir à TV em trânsito está crescendo em popularidade e 50% do tempo gasto assistindo TV e vídeo no smartphone ocorre fora de casa, onde as conexões de banda larga móvel estão facilitando esse aumento.”
 
Embora o comportamento e a demanda estejam mudando, apenas 7% dos clientes dizem que vão reduzir suas assinaturas de TV no futuro. De fato, ao invés de tentar reduzir custos, os consumidores estão dispostos a pagar mais por uma experiência superior: 41% dos usuários dizem estar dispostos a pagar por conteúdo de TV e vídeo em alta definição.
 
O Brasil participa da pesquisa pelo segundo ano consecutivo e também demonstra o efeito que as redes sociais têm tido no hábito do brasileiro de assistir TV, conectados a diferentes dispositivos. O estudo mostra que 73% das pessoas no Brasil assistem TV interagindo com outros usuários em redes sociais. Esse número era de 48% na pesquisa 2011, mostrando que em apenas um ano o número de brasileiros que interagem assistindo TV cresceu 25%.
   

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