Segundo entidade, meio teve participação de 11% em 2011
O IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau
Brasil) apresentou, nesta terça-feira (24), os números do mercado
digital brasileiro em 2011 e as projeções para 2012. Os investimentos em
publicidade online cresceram 37,3% em relação ao ano passado, com o
faturamento passando de R$ 2,4 bilhões para R$ 3,3 bilhões. Para 2012, a
expectativa é de um crescimento de 39%, o que fará com que os
investimentos no meio cheguem a R$ 4,65 bi. Traduzindo para o bolo
publicitário, o meio digital detém hoje 11% do faturamento da
publicidade brasileira e deve atingir 13,7% no final desse ano.
Esses números não incluem redes sociais, por
exemplo, cujas empresas ainda não possuem seus dados abertos. Porém,
diferente do Ibope Monitor, que apontou o meio digital com 6%, o IAB
Brasil inclui em sua metodologia o investimento em buscadores. “Isso faz
com que a gente chegue muito perto da realidade do mercado digital
brasileiro. Aliás, o fato de incluirmos search em nossa análise, é
benéfico inclusive ao setor como um todo. Em 2011, a publicidade
brasileira cresceu 8,5% em relação a 2010. Se incluirmos os buscadores, o
crescimento chega a 10,6%”, afirma Fabio Coelho, presidente do IAB
Brasil.
Segundo o executivo, no ano passado, as 100
maiores empresas brasileiras investiram 13,7% de sua verba de
comunicação na internet – e isso deve ter um aumento de 40% este ano.
“Nossa expansão supera todos os demais meios. Crescemos quatro vezes
mais do que o mercado”, ressalta. Outra novidade ficou por conta da
associação do IAB aos principais órgãos regulatórios do mercado, como o
aos órgãos regulatórios Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão) e o
Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), além do
ForCom (Fórum Permanente da Indústria da Comunicação), criado no IV
Congresso Brasileiro de Publicidade, em 2008. O número de filiados ao
IAB Brasil também cresceu, passando de 120 empresas ao final de 2010
para 161 hoje.
A entidade também apresentou outros números de
mercado. A web brasileira conta hoje com cerca de 80 milhões de
usuários, considerando-se apenas as pessoas com 16 anos ou mais. Dessas,
49% pertencem às classes C, D e E, o que mostra o potencial de
crescimento do meio. Vice-presidente de veículos do IAB Brasil, Marcos
Swaroswsky afirma que o meio digital caminha para se consolidar como o
segundo mais importante do país, só atrás da TV Aberta. “É um meio
interessante, que além de atingir muitas pessoas e convergir com as
demais mídias, possui todo um ‘ecossistema’ muito robusto, gerando
empregos e investimentos para o país”, completa.
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