Em 2011, a demanda de serviços
de tratamento e enriquecimento de bases teve um crescimento de 41%. Ou
seja, esse número só retifica que o cenário das ações de marketing é
cada vez mais crescente no país e, com isso, a demanda de informações
precisas é fundamental para a obtenção de um bom retorno nas campanhas
desenvolvidas e consequentemente ampliação e sustentação dos negócios.
Um fator de grande relevância neste setor é a acuracidade da informação,
a partir da criação de listas de contatos e do devido tratamento da
base de dados.
Os clientes estão optando pelo tratamento e enriquecimento de base para
aprimorar as informações presentes na sua carteira de clientes e
trabalhá-la de melhor
forma, do que prospectar novos clientes. É importante ressaltar que
este movimento é visto tanto para a parte de marketing quando para a
parte de crédito.
Porém, é necessário acentuar que o mercado de marketing services ainda
precisa amadurecer. As empresas devem passar a cuidar do seu principal
ativo e buscar a excelência na qualidade de suas informações, para então
conhecer melhor o público alvo com que se está trabalhando. Além disso,
o conceito de inteligência de informação chega ao mercado para promover
a possibilidade de entender ainda melhor o cliente, usando mais
informações, como renda presumida, faixa etária, renda restritiva e uma
série de dados específicos que possibilitem tanto a segmentação, como a
ampliação de canais de contato, obtendo o aumento de ofertas e a geração
de novas receitas.
Dessa maneira, será possível conhecer e entrar na cultura do cliente
comunicando-se com ele de forma dirigida e assertiva, gerando uma lista
cada vez mais especializada. O mercado está saindo da vala comum da
busca de informações e, inclusive, com as redes sociais, a tendência é que as informações tornem-se cada vez mais comportamentais.
Ou seja, reunindo todos os pontos acima, é preciso que a empresa,
primeiramente, trabalhe a própria base de clientes, construa uma base
coesa, com o maior número de informações possível para conhecer melhor o
cliente. É fundamental fazer tratamento e enriquecimento da base,
trabalhar os clientes inativos, entender melhor a saída dele. É
importante manter essa atualização e fazer ofertas adequadas. A partir
daí, é possível fazer uma análise de similaridade e buscar prospects que
tenham costumes parecidos com sua base, e acrescentar cada vez mais
prospects.
Por fim, uma dica importante é que o cliente utilize todos os meios de
comunicação, para fazer o reforço da marca, seja por e-mail marketing,
mala direta ou telemarketing. Ações casadas são extremamente importantes
para o ROI. Mas claro, é preciso sempre estar atento às boas práticas,
uma vez que preservar a marca é sempre... fundamental.
Por Diego Martins, diretor comercial da ZipCode
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