No Brasil, aparelhos respondem por 25% do faturamento da divisão de eletroportáteis
A sueca Electrolux nasceu a partir de um único produto, que este
ano comemora o seu centenário: o aspirador de pó. O primeiro modelo,
Lux 1, pesava 14 kg e custava o equivalente a R$ 3.150,00.
Muitos avanços tecnológicos depois, a empresa expandiu as categorias de
produtos em que atua, mas os aspiradores de pó continuam sendo um case e
terão direito a um evento comemorativo no espaço-conceito da marca em
São Paulo, a Casa Electrolux. Afinal, já foram vendidos mais de 350
milhões desses aparelhos em todo o mundo.
Embora a marca
seja líder no Brasil, Ariel Werner, gerente da categoria, acredita que
ainda há muito espaço para crescer. Isso porque no Brasil muita gente
ainda imagina que ele sirva apenas para a limpeza de tapetes e carpetes,
o que não é verdade.
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O Ergorapido é um dos sucessos de vendas atualmente e pesa em torno de 5 kg
Crédito: Divulgação
Atualmente, entre os vários modelos, o mais leve é o Ergorapido, sem
fio, para pequenas limpezas do dia a dia, com algo em torno de 5 kg. E
mesmo outro problema que precisava ser resolvido, o barulho dos
aparelhos, levou um fim com o lançamento do Ultra Silence. Ligado na
potência máxima emite 72 decibéis de ruído, quando a média dos aparelhos
é de 90 decibéis. Ariel Werner conta um caso a respeito: quando do
lançamento do modelo na Suécia, os jornalistas não perceberam que
embaixo das mesas de cada um havia um aparelho ligado, o que só foi
revelado ao final da coletiva.
E quanto pesa o aspirador no
faturamento da Electrolux? Sem citar os valores em si, Werner conta que
os chamados “água e pó” representam 25% do faturamento da divisão de
eletroportáteis no Brasil, sendo o principal produto do segmento, que
inclui vários outros itens, incluindo cafeteiras, liquidificadores e
ferros de passar. “Somos líderes de mercado e todos os outros somados
não chegam ao que temos de share”, afirma o executivo.
Para
estar em sintonia com o que os consumidores buscam, a empresa realiza
estudos anualmente. “Temos por volta de 10 lançamentos ao ano na
categoria e qualquer lançamento é precedido de uma pesquisa, dividida em
várias etapas. Nessas etapas, participam 20, 50, 100 consumidoras ou
consumidores, dependendo do produto. E de diferentes faixas etárias e de
renda”, conta Werner. Somente se um mínimo de 70% dos pesquisados
tiverem aprovado o produto ele vai ao mercado. É tradição da empresa,
que iniciou as vendas via porta-a-porta, que as ideias venham do ponto
de venda, a partir do contato com os consumidores. Por isso, ela foi
também uma das pioneiras a ter a figura das promotoras ou
demonstradoras.
Além do evento cuja data será confirmada, o
centenário também rendeu promoção nas redes sociais. Os fãs da marca e
seguidores da página “Cuidados com a Casa” no Facebook, Twitter e no
Blog terão R$ 100 de desconto na compra do Ergorapido 4 Grafite, daí o
nome da ação “100 anos de aspirador com R$ 100 de desconto”. O custo
cai de R$ 299 para R$ 199 e pode ser parcelado em até seis vezes.
Iniciada, na terça-feira, 17 de abril, a campanha vai até dia 23.
Quanto ao futuro dessa categoria de produtos, a empresa revela que a
ideia é que ele continue cada vez mais sendo um item que facilite a
limpeza do dia a dia. Itens pensando no público alérgico representam
outra tendência, assim como o apelo crescente pela sustentabilidade, com
redução do consumo de energia. No vídeo abaixo, Ariel Werner destaca
outros detalhes sobre o produto e a efeméride.
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