Marca volta à TV depois de mais de uma década com uma campanha que será veiculada no estado do Rio de Janeiro
Com mais de 65 anos desde a sua criação, o refrigerante Mineirinho quer rejuvenescer. E, para isso, volta à TV depois de mais de uma década com uma campanha que será veiculada no estado do Rio de Janeiro. A ação, criada pela PS10, resgata uma marca que surgiu na cidade mineira de Ubá em 1945 e que teve Ary Barroso como um dos seus fundadores. Mas, apesar do berço mineiro e do nome que se refere aos que nascem naquele estado, o refrigerante é totalmente carioca e hoje só é comercializado no estado Rio de Janeiro, em mais de 50 mil pontos de venda.
Feito a partir da planta Chapéu de Couro, o Mineirinho não se encaixa em qualquer categoria de refrigerante, já que não é cola, laranja, uva, guaraná etc. E é justamente isso que a campanha da PS10 quer trabalhar. “Resolvemos incorporar o diferencial da bebida e mostrar que ser diferente é legal. Não temos pretensão de virar cola ou guaraná, mas queremos ser a alternativa de quem procura algo diferente, em algum momento. Por isso adotamos o slogan ‘Mineirinho, um sabor diferente’”, conta Leonardo Cavalcanti, sócio e diretor de atendimento da PS10. Ele cuida da conta há mais de dez anos, desde que atuava em sua agência anterior, a Publicidade Ilimitada, da qual era sócio e que foi comprada por ele antes de fundar a PS10.
Embora desconhecido de outras praças, provavelmente qualquer um que tenha vivido no Rio de Janeiro na década de 80 conhece bem o sabor do Mineirinho. “Ele tinha uma força representativa no mercado, na época a Reflexa, fabricante do Mineirinho, era engarrafadora da Brahma. Eram menos marcas na disputa de market share e o Mineirinho tinha um trabalho de marketing muito mais ativo do que tem hoje, com promoções e campanhas na TV”, lembra. Mas apesar de não estar tão presente na mídia nos últimos anos, o Mineirinho continua forte na lembrança dos cariocas: em uma pesquisa recente divulgada pelo jornal O Globo na qual foram apontadas as marcas preferidas dos cariocas, ele ocupou a 5ª posição entre os refrigerantes, ficando atrás de Coca-Cola, Pepsi, Guaraná Antarctica e Fanta.
“O Mineirinho está presente na memória e no dia a dia dos consumidores cariocas, temos muitos motivos para avançar”, coloca Rosana Chaves, gerente comercial da Reflexa. Com a campanha que entra na mídia esta semana, a marca quer ganhar market share. Para isso também busca rejuvenescer sua imagem e inclusive implementou mudanças nas suas embalagens. Mas, segundo Rosana, a briga é acirrada já que, excluindo as marcas da Coca-Cola e da Ambev, restam apenas 17% do mercado de refrigerantes no estado do Rio. Além do Mineirinho, a Reflexa fabrica o refrigerante Flexa, que tem diversos sabores e é voltado para as classes C, D e E.
*Por Teresa Levin
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