As ações do Groupon fecharam o dia com aumento de 31% durante o primeiro dia de negociações da empresa na Bolsa de Valores de Nova York. A empresa estrou na bolsa nesta sexta-feira (4) sob o código GRPN.
Na quinta-feira (3), o Groupon vendeu 35 milhões de ações por US$ 20 cada, levantando US$ 700 milhões, a maior abertura de capital de uma companhia de internet desde que o Google captou US$ 1,7 bilhão, em 2004.
De acordo com a Bloomberg, as ações da companhia subiram US$ 6,11 nesta sexta e passaram a ser vendidas por US$ 26,11. No início da manhã, os papéis chegaram a ser vendidos por US$ 29,94 cada, valor quase 50% maior que os US$ 20 da oferta inicial pública.
Apesar da valorização, o analista de mercado Marcelo Silva, da Frost & Sullivan, afirma que “o valor deve ser observado com cuidado”. “Apesar de a empresa ter mostrado resultados mais consistentes recentemente, a falta de barreiras de entrada no mercado de compras coletivas facilita o ingresso de competidores de peso como o Google, que tem grande potencial para ameaçar a hegemonia do Groupon”, afirma o analista.
Segundo ele, outro problema do setor de compras coletivas é que as margens negociadas com os comerciantes tem sido reduzidas devido ao aumento no número de sites do tipo. “As ofertas mais agressivas podem gerar um impacto negativo nos resultados da empresa no médio prazo”, disse.
A abertura de capital da companhia, que tem apenas três anos de existência, era uma das mais esperadas pelo mercado este ano. As ações do Groupon em circulação no mercado representam pouco mais de 5% da empresa e ajudam a elevar a demanda por estes papéis.
Um estudo da Frost & Sullivan mostrou que, no Brasil, o Groupon é um dos líderes em termos de penetração de mercado no setor de compras coletivas, junto com o Peixe Urbano.
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