Pesquisa mostra proliferação dos pontos de acesso às redes sociais
A proliferação das redes sociais segue com
expressivo crescimento, segundo pesquisa da Nielsen divulgada nesta
terça-feira (4). O estudo “Social Media Report” identificou que há uma
expansão nos pontos de contato entre o consumidor e as ferramentas
sociais, fenômeno este amplificado especialmente pelo universo mobile,
cada vez mais utilizado.
De acordo com a pesquisa, o número de ingressos via
mobile aumentou 82% em um ano, indo para nada menos que 95,2 milhões de
acessos únicos. Todos os dados da pesquisa comparam junho de 2012 em
relação ao mesmo mês de 2011 e apenas as informações dos Estados Unidos.
As entradas por meio de aplicativos contabilizam incremento de 85% para
101,8 milhões de acessos únicos, enquanto o uso de computadores teve
ligeira queda de 4%, mas ainda é o maior provedor de acessos, com 204,7
milhões entradas únicas.
O panorama de distribuição do acesso ao conteúdo
social mostra que 61% do consumo deste conteúdo é realizado por meio de
computadores, enquanto 34% via mobile apps e 5% pela internet do celular
(quando o cliente entra pelo browser de seu smartphone e não pelo
aplicativo da própria rede social).
Boom mobile
A elevação de pontos de contato alternativos ao
computador não por acaso coincide com o aumento da venda de smartphones e
tablets em território americano. Atualmente, cerca de 53% de todos os
celulares nos EUA são do gênero, que deve ter elevação de 24% nas vendas
em 2012, atingindo até 108 milhões de unidades vendidas. Em relação aos
tablets, o crescimento é ainda mais vertiginoso e chega a 115% em 2012
referente a 2011, chegando a 68,5 milhões de dispositivos
comercializados.
O fenômeno de “second screen” também cresceu, pois a
usabilidade das plataformas mobile é mais amigável a esta ação. 41% dos
donos de tablets e 38% dos possuidores de smarphones são familiares ao
second screen, seja comentando sobre a programação televisiva ou
acessando conteúdo que não tenha a ver com o que a TV estiver mostrando.
Mais tempo conectados
E não é só o número de pessoas acessando as redes
sociais que está crescendo. Os conectados estão cada vez mais imersos no
Facebook, Pinterest, Twitter, Instagram, Foursquare, Google+ e outros. O
tempo gasto navegando nas redes sociais também sofreu um aumento
significativo em um ano: no total das três plataformas, 520,1 bilhões de
minutos foram utilizados nas redes sociais em 12 meses, marca 21%
superior aos 430,4 bilhões de 2011.
Com mais tempo dentro das redes sociais, os
usuários estão também consumindo e pesquisando mais: 18% destes usuários
fizeram uma compra após serem expostos online ao produto e 26% prestam
mais atenção em um item após este ser recomendado por um de seus
contatos, mas 33% consideram as peças de mídia das redes sociais mais
desagradáveis que na mídia online “comum”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário