Tina Brown, editora-chefe da revista Newsweek e do portal The Daily Beast, diz que é uma questão de tempo para que a crise da mídia impressa nos Estados Unidos chegue ao Brasil
A jornalista inglesa Tina Brown, editora-chefe da revista Newsweek, o
segundo semanário de notícias mais influente dos Estados Unidos, e do
portal The Daily Beast, esteve na tarde desta terça-feira 4 em São Paulo
para conduzir a primeira edição do Women in the World organizada fora
dos Estados Unidos. Mas além de apresentar a história de coragem de
mulheres que lideram ações sociais pelo mundo afora, Tina acabou
revelando também algumas pistas sobre o futuro dos negócios no mercado
de mídia impressa. “É uma questão de tempo para que a crise da mídia
impressa no mundo desenvolvido chegue ao Brasil e aos demais mercados
emergentes", disse Tina durante a conferência realizada na Casa Fasano,
no Itaim, bairro da região Sul da capital paulista.
Enquanto nos
Estados Unidos a Newsweek passou a existir somente no formato digital,
no Brasil a revista ainda resiste nos papeis. Mas Tina está certa de que
a queda da imprensa escrita já sinalizada no mercado americano é uma
tendência inevitável também no Brasil “daqui a dois, três ou cinco anos,
ninguém sabe exatamente quando, mas vai acontecer”, comenta. A
transição é atribuída às mudanças nos hábitos de leitura provocados
pelos dispositivos móveis. Tina cita aparelhos, como o e-reader da
Amazon, o Kindle, e o próprio iPad, como exemplos desse novo cenário.
“As pessoas passaram a acessar tudo pelos meios digitais”, frisa. A
alternativa sugerida por Tina é que cada publicação conheça a fundo o
seu leitor e passe a produzir um conteúdo condizente com os seus
desejos.
O poder das mulheres
Com a presença
de Nizan Guanaes, chairman do grupo ABC e copatrocinador do Women in
the World, o evento reuniu apresentadoras famosas, como Xuxa, Gloria
Maria e Monica Valdvogel, que entrevistaram algumas das mulheres mais
intrépidas da atualidade.
Uma delas é Marcela Martínez
Sempértegui, advogada boliviana e secretária executiva do partido
oposicionista MNR, que teve a sua filha Zarlet Rowina Clavjo Martinez,
de 17 anos, sequestrada no centro da cidade de La Paz há seis meses, e
que ainda está mergulhada numa angustiante luta para resgatá-la. O
evento enalteceu ainda o trabalho da Major Priscilla de Oliveira
Azevedo, coordenadora de programas estratégicos da secretaria de
segurança pública, que conseguiu prender cinco dos sete criminosos que a
raptaram em 2007.
Há ainda o exemplo de outra policial, a Major
Eliane Nikoluk Scachetti, que comanda um batalhão com 800 homens. Neste
contexto de mulheres destemidas, estão as marcas Wella, da Procter &
Gamble, Coca-Cola e Vale, patrocinadoras do encontro que em 2013
acontecerá nos dias 4 e 5 de abril, novamente em Nova York, cidade que
sediou a primeira edição do Women in the World, há quatro anos.
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