Utilitário mais antigo do Brasil terá produção encerrada. Sucessora não será modelo vendido pela Volks no mercado europeu; preço inicial será igual ao da atual
A Kombi, primeiro veículo produzido pela Volkswagen no Brasil e que
continua sendo fabricado até hoje, será descontinuado no final de 2013. O
motivo que levará ao encerramento da vida do utilitário mais antigo do
País é o não cumprimento das exigências de segurança, que passam a
vigorar a partir de 2014 e obrigam os veículos novos comercializados no
Brasil a terem airbags e freios ABS.
As informações passadas ao
Carsale, de forma exclusiva, por uma fonte ligada à fabricante alemã
colocam um ponto final nas especulações sobre o futuro da Kombi e
adiantam detalhes sobre os próximos passos que a marca pretende seguir.
De
acordo com o informante, “a Kombi como conhecemos hoje não será mais
fabricada”. Mas isso não significa que Volkswagen acabará com a
história da Velha Senhora. A fabricante já está trabalhando em um modelo
substituto. Questionada sobre o assunto, a montadora não quis se
pronunciar.
Pensando no fiel público consumidor do utilitário,
que preza por uma boa relação custo-benefício e baixo custo de
manutenção, o novo veículo, que atenderá as exigências da legislação,
deve chegar com preço praticamente igual ao do atual modelo. E para quem
quiser algo mais sofisticado também serão oferecidas versões com mais
equipamentos e que elevarão o valor do veículo.
Questionada sobre
o encerramento da produção do modelo, a Volkswagen diz que não se
pronuncia sobre o assunto e que, atualmente, a Kombi continua sendo
produzida.
Pistas sobre a sucessora
Esqueça
tudo o que você sabe sobre o primeiro utilitário brasileiro. A
sucessora da Kombi será totalmente diferente. Inclusive, não será
desenvolvida pelas mãos dos engenheiros da Volkswagen. Isso quer dizer
que a vinda de um dos modelos vendidos pela Volkswagen no mercado
europeu está descartada. De acordo com a fonte, a fabricante alemã
comprará a patente de um carro criado por outra empresa e o venderá com o
logo da VW.
No entanto, não conseguimos confirmar se o veículo
será desenvolvido exclusivamente para a Volks ou se já existe e é
comercializado em outros mercados – como a Renault faz atualmente no
Brasil, vendendo com a sua marca os carros da romena Dacia.
Curiosidades sobre a Kombi
-
A Kombi surgiu da ideia de criar um veículo de carga com peças usadas
no Fusca. O projeto foi liderado pelo holandês Ben Pon, em 1947. E em 8
de março de 1950 a primeira unidade da Kombi saiu da linha de produção
da fábrica de Wolfsburg, na Alemanha.
- Sabe o que significa
Kombinationsfahrzeug? Essa sopa de letrinhas é o nome original do
veículo. Em alemão, quer dizer “combinação de veículos”.
- Em 2
setembro de 1957 começava a produção da Kombi no Brasil. Na época, o
índice de peças nacionais era de 50%. Na década de 1960 a nacionalização
passou para 95%.
-
A versão de seis portas surgiu aqui em 1961 e, em 1967, chegava a
configuração picape com motor 1.5 litro. A nova frente e o motor 1.6
estrearam em 1976. A dupla carburação chegou em 1978 e, no ano seguinte,
o motor podia ser refrigerado a água. Na década de 1980 surgem as
variantes a diesel e a álcool. Em 1997, surge a porta corrediça e
desenho mais atual. Em 2006, estreia o motor 1.4 flex, que equipa a
Kombi no Brasil até hoje.
- Atualmente, a Kombi tem 55 anos de
produção no Brasil e 62 anos de fabricação mundial. A Velha Senhora,
será aposentada com 56 anos de Brasil e aos 63 anos de idade; o Fusca
teve sua produção encerrada mundialmente aos 65 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário