Saber agradar o consumidor faz com que ele volte e ainda leve outros clientes até o seu negócio
São Paulo – A época de vendas de Natal é boa para engordar o
faturamento, garantir o resultado do ano e conseguir novos clientes.
Para os especialistas, este é o momento em que as pessoas estão mais
dispostas a gastar, com bônus e 13º salário no bolso, e ficam mais
propensas a conhecerem marcas novas.
Para os empreendedores,
o desafio é conseguir, mesmo em meio à loucura das vendas de final de
ano, agradar o cliente e garantir que ele volte e ainda leve outros consumidores até o local ao longo do ano,
André Ortiz, professor da FGV e consultor empresarial, diz que a dica é
agradar o cliente. “Como é o primeiro contato é preciso encantar o
cliente com prestação de serviço diferenciada”, diz Ortiz.
Para Carlos Cruz, diretor do IBVendas, conquistar a confiança é
fundamental para ganhar o consumidor. “O grande segredo para conquistar a
confiança é focar e estar preocupado em ajudar o cliente a tomar as
decisões de compra”, explica Cruz.
1. Ofereça comodidade
Apesar do clichê, muitas vezes a primeira impressão é mesmo a que fica. Se o cliente não for bem atendido na pequena empresa
ele não deve voltar. Por isso, encantá-lo desde a entrada é essencial e
pode exigir pequenas ações. “Pode ser oferecendo estacionamento, um
café, um brinde ou mesmo atendimento especializado”, diz Ortiz.
Descubra que tipo de comodidade seu cliente valoriza ou que faz com que
ele deixe de comprar no seu negócio e invista nisso para aumentar as
vendas.
2. Treine a equipe
De nada adianta oferecer comodidade com um mau atendimento. O cliente
precisa encontrar no vendedor uma espécie de consultor, que vai ajudá-lo
a resolver um problema. “O que faz ter confiança é se sentir realizado e
ser atendido por um vendedor que conheça bem o produto”, explica Cruz.
Para garantir um bom atendimento, é preciso treinar e motivar os
funcionários. “A rotatividade é muito grande e o funcionário só fica se
gostar do ambiente e do respeito do patrão. Preocupe-se em treinar a
equipe. Não adianta investir em software e loja, se a equipe estiver
desmotivada”, diz Ortiz.
3. Crie um banco de dados
Criar um banco de dados dos clientes ajuda a estreitar a relação com o
consumidor. “No varejo, essa é uma das épocas que alguns segmentos mais
vendem e os empresários podem aproveitar para fazer um cadastro para uma
ação durante o ano”, diz Cruz.
Além disso, é importante ter estratégias de pós-vendas para manter o
relacionamento com os consumidores e melhorar o negócio. “É importante
ligar, mandar e-mail, sms ou contatos nas redes sociais para saber se
ele foi bem atendido ou faltou algo que ele procurou”, ensina Ortiz.
4. Ofereça recompensas
Deixar o cliente feliz é, sem dúvida, mais vantajoso para as empresas.
“Nada mais vende do que publicidade gerada de maneira espontânea”, diz
Ortiz. Segundo ele, o papel do gestor é criar um cliente que indique a
marca. “A empresa pode pensar em criar um elo”, opina. Uma das sugestões
é oferecer algum tipo de recompensa para quando um novo cliente chega
ao local através de indicação, como um brinde para quem o levou.
5. Faça perguntas
A aproximação do vendedor com o cliente é também crucial para fazê-lo
confiar na empresa. Além de conhecer bem o produto e ser educado, o
profissional precisa fazer perguntas que levem o consumidor à decisão de
compra. “O vendedor faz perguntas para entender o perfil do cliente,
identificar as necessidades e oferecer produtos adequados. Mesmo se ele
tiver que atender vários clientes ao mesmo tempo, precisa tentar manter
contato visual”, afirma Cruz.
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