sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Chinês J3 Turin encara teste de longa duração

Sedã compacto da JAC Motors traz motor 1.4 16V de 108 cv de potência


 Foram quase dois anos de negociação. Desde que a marca chinesa JAC Motors chegou ao Brasil, Carpress vem tentando incluir um de seus veículos no teste da seção "Um mês com". Frota reduzida na chegada ao país e o posterior aumento no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) foram os principais entraves. Com o fim da era das vacas anoréxicas, efeito do novo regime automotivo, enfim começamos a avaliação do J3 Turin (a versão sedã) por 30 dias.

Sua chegada aconteceu junto com o hatch. "Completão", como dizia o apresentador Fausto Silva no comercial, o modelo traz ar-condicionado, direção hidráulica, vidros, espelhos e travas elétricos, freios com ABS e airbags. Na atual linha, que chega às concessionárias como 2013, o veículo incorporou faróis com máscaras negras. Seu porta-malas tem 490 litros. Seu preço sugerido é de R$ 35.990 – R$ 4.000 mais barato do que quando foi lançado.

JAC J3 Turin - foto Divulgação
J3 Turin em frente à sede da JAC, na zona oeste de São Paulo

Feroz, a concorrência inclui Nissan Versa, Chevrolet Cobalt, Fiat Grand Siena, entre outros modelos compactos com porta-malas saliente. Agora enfim ele passa pela prova de fogo que é enfrentar o dia a dia, em vez de apenas uma avaliação rápida ou um teste de uma semana. Curiosamente o modelo é branco, cor até pouco tempo atrás repelida por ser a usada pelos táxis paulistanos. Mas vai muito bem no calor dos últimos dias.

Fale conosco Clique aqui para deixar sugestões, elogios, críticas ou dúvidas

1º dia – 13/12/2012
Primeiro "passeio" na zona oeste


por Luís Perez

O primeiro "passeio" do J3 Turin foi até a Redação de Carpress, não muito longe do escritório da JAC – os dois ficam na zona oeste de São Paulo. Depois resolvi cumprir alguns compromissos com o modelo. Paro numa dessas descidas íngremes muito comuns em Perdizes. Na hora de ir embora, o cinto de segurança não estica (efeito da topografia sobre o sistema). Foi preciso partir sem o cinto, nivelar o carro e aí sim colocá-lo.

JAC J3 Turin - foto Divulgação
Sedã compacto chinês será avaliado por 30 dias

Mas o primeiro percalço que enfrentei foi na hora em que estacionei. O controle remoto da chave não está funcionando. Hoje já está tarde. Mas vamos ver como resolvo isso. Ah, o motor do veículo é VVT 1.4 16V a gasolina de 108 cv, que ainda vamos avaliar mais detalhadamente nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário