A Audi apresentou nesta quinta-feira (22), em evento realizado no
Principado de Mônaco e reservado à imprensa especializada do Brasil e de
países do Leste Europeu, a nova geração do hatch premium A3, agora na
configuração de quatro portas. O Audi A3 Sportback chega ao mercado
local em fevereiro de 2013 e alguns meses depois, no final do primeiro
trimestre, às lojas brasileiras.
Um pouco antes, em março, será a vez do A3 duas-portas. Ambos foram mostrados no Salão do Automóvel de São Paulo
em outubro. Depois, em algum momento de 2014, surge o A3 sedã,
novíssima configuração do médio premium a ser apresentada mundialmente
em 2013, muito provavelmente durante do Salão de Frankfurt (em
setembro).
Voltado às duas configurações já existentes e que chegarão mais rápido
ao Brasil, o A3 conta com dois motores a gasolina diferentes do
utilizado na geração atual: o 1.4 turbo de 122 cavalos e 20 kgfm do A1
(na Europa, o propulsor utilizado tem 140 cv e pode desligar dois dos
quatro cilindros de acordo com a demanda) e o inédito 1.8 turbo de 180
cavalos e duplo sistema de injeção (direta ou MPFI, dependendo da
necessidade de performance ou eficiência). O câmbio para o mercado
brasileiro será sempre o S tronic, automatizado de sete marchas, com
tração dianteira. Na Europa, existem ainda opções a diesel, com câmbio
manual ou automático de seis marchas (este último para carros dotados de
tração integral quattro).
Além disso, o A3 assume os hábitos do restante da família Audi, como a
grade hexagonal e os faróis em forma de lâmina (totalmente formados por
LEDS nas versões que chegarão ao Brasil), a obsessão pela dieta (está
pelo menos 90 quilos mais leve que o anterior na versão de entrada, que
pesa 1.205 quilos), pela musculação (ficou mais musculoso e seis
centímetros mais espaçoso, com 2,64 metros de entre-eixos, ainda que as
medidas externas sejam semelhantes) e a fissura tecnológica, com
equipamentos "emprestados" dos luxuosos A6, A7 e A8, como os sistemas de
auxílio ao motorista e a internet 3G, que se conecta às redes sociais e
aos mapas do Google e ainda pode ser compartilhada com os celulares dos
ocupantes.
Álbum mostra os detalhes do A3 Sportback 2013
MAIS CARO OU MAIS BARATO?
O A3 duas-portas europeu parte de 22.500 euros (cerca de R$ 61 mil sem
impostos ou valores adicionais), o que representa um aumento de cerca
de 1.000 euros em relação ao predecessor. No caso do Sportback, os
preços começam em 25.300 euros (R$ 68.600) pelo 1.4 Attraction chegando a 32.300 euros (R$ 87.600) pelo 1.8 Ambiente com pacote S-line topo da gama.
Para o Brasil, onde o A3 atual varia de R$ 110 mil (Sport, duas-portas) a R$ 143 mil
(Sportback 2.0 Ambition), ainda não há definição sobre valores. A
intenção, segundo o presidente da marca Leandro Radomile, é manter os
patamares atuais, uma vez que o carro tem motores menores (ainda que
mais fortes e eficientes, devido ao conceito de downsizing, que neste
caso entrega produtos com torque acima de 25,5 kgfm e pouco apetite),
mas muito mais recheados. Isso, porém, pode variar ao sabor do câmbio e
da política externa do país.
Há uma esperança para valores menores apenas num futuro a médio prazo,
já que o carro está cotado para ser fabricado na unidade que a Audi deve
construir no Brasil (saiba mais aqui),
sobretudo nas configurações quatro-portas (esta Sportback) e sedã.
Embora seja muito cedo para definir metas e cifras, os executivos da
casa acreditam que modelos de maior demanda e menor tamanho (A1 e A3,
por exemplo, em relação a A4 e Q3) poderiam ter o preço reduzido em mais
de 10%. É esperar para ver.
UOL Carros publicará em breve suas impressões sobre o A3 Sportback.
ASSISTA AO VÍDEO OFICIAL DO AUDI A3 SPORTBACK
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O vídeo acima foi produzido pela Audi alemã, que tem total responsabilidade por seu conteúdo
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