Além do banho estético, modelo da Renaut teve a potência do motor aumentada e novos acessórios
Carro é como gente. Sensível ao tempo. Os anos são implacáveis. Fazem
aquele frescor de jovialidade virar carne de pescoço. Aí não tem jeito.
O negócio é apelar para uma plástica. Foi o que a Renault fez com o
Clio, que chega agora a sua versão 2013.
O resultado agradou, pelo menos aos engenheiros da marca que, na
empolgação, até chamam o compacto de “novo” Clio. Não é para tanto, mas a
plástica foi bem-sucedida e deixou o pequeno com visual mais jovem. E é
justamente este comprador que a marca quer capturar. O do primeiro
carro.
Segundo a marca, o Clio teve 180 peças novas ou que foram
redesenhadas. Para perceber as principais mudanças basta olhar para a
frente do Clio. Toda a dianteira é nova e leva o estilo de desenho já
presente no irmão europeu (que está na quarta geração, em vez do nosso,
de segunda) e do Fluence feito na Turquia. São novos os faróis,
para-choques, capô e entradas de ar. Na traseira, um aerofólio com
brake-light e as lanternas com novo formato são os destaques.
Motor /Serão duas versões de acabamento: Authentique
(duas ou quatro portas) e Expression (4 portas). O motor 1.0 é uma
evolução do antigo 1.0 16v Hi-flex. Foram feitas 71 modificações em
componentes do propulsor, que agora ganhou o sobrenome Hi-Power.
Na prática, o ganho de três cavalos é imperceptível. No trânsito da
cidade, o Clio tem respostas vagarosas, mas na média dos seus
concorrentes.
O que vai deixar o comprador do Clio satisfeito é a nota “A”, obtida
no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro. O modelo sem
ar-condicionado e direção hidráulica (ambos opcionais) fez 14,3 km/l na
cidade e 15,8 km/l na estrada, com gasolina.
Se por um lado o Clio rejuvenesceu (ganhou, por exemplo, a
possibilidade de personalização com kits adesivos e até molduras
coloridas), por outro o tempo o deixou mais inseguro. Lançado em 1999,
era o único popular a vir de série com airbag. Tinha ainda opção de ABS e
regulagem de altura do cinto de segurança. Hoje, os itens não chegam
nem como opcionais. Viagem feita a convite da Renault.
Ficha técnica do Renault Clio
PREÇO: R$ 23.290 (básico)
ORIGEM: Argentina
MOTOR: Transversal, dianteiro, quatro cilindros, 16 válvulas, flex,
999 cm³. Potência máxima de 77 cv (gasolina) e 80 cv (etanol), ambos (a
5.750 rpm. Torque máximo de 10,1 kgf.m (g) e 10,5 kgf.m (e) ambos a
4.250 rpm
TRANSMISSÃO: Câmbio manual de cinco marchas
PNEUS: 175/70 R 13
DIMENSÕES: 3,81 m de comprimento, 1,41 m de altura, 1,63 m de largura e 2,47 m de entre-eixos
TANQUE: 50 litros
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