Outsourcing da informatização em grupos nacionais é vista como ferramenta imprescindível para aumentar produtividade e refletir na geração de lucros
Apesar de grande parte do mercado ainda incluir a informatização em
setores internos de seus negócios, a tendência no cenário nacional
aponta para o outsourcing. A terceirização em Tecnologia da Informação
atualmente é vista como ferramenta imprescindível para aumentar de forma
simultânea a produtividade e a rentabilidade.
Outra evidência é que a implantação de um sistema que ajuda na gestão
da marca, auxiliando-a sempre que necessário reflete diretamente em
maior vantagem competitiva no mercado. “O principal foco é no cuidado
dessas aplicações, é preciso que elas estejam sempre disponíveis. Mais
do que uma ferramenta ou um sistema, o outsourcing é uma metodologia de
trabalho”, explica Waldir Rodrigues Junior, Diretor de Outsourcing da
Sonda IT, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Estágios
Ainda que fundamental para qualquer empresa varejista, a implantação da
Tecnologia da Informação caminha a passos lentos no Brasil. Segundo
pesquisa da FGV, o varejo e o comércio são as que menos aplicam na
informatização: enquanto 2,9% investiram parte de seu faturamento nos
sistemas tecnológicos, 3,1% usaram recursos para tal, respectivamente.
Os diferentes players e a concorrência mais acirrada entre as marcas no
setor varejista refletem diretamente na funcionalidade dos sistemas.
“Um ponto importante é a disponibilidade. As ferramentas do varejo não
podem parar. Montar uma estrutura que tenha padrão no atendimento é o
ponto mais importante. É necessário conhecimento e agilidade. Se o
sistema de um caixa eletrônico do mercado falhar, o consumidor
simplesmente pode deixar a compra e ir embora”, pontua Waldir.
Excelência como padrão
A excelência da Tecnologia da Informação também tem relação direta com
certificações de qualidade. No caso da Leroy Merlin, por exemplo, a
Sonda IT se baseou na ISO 20000:2011, que trata de melhores práticas em
Gestão de Serviços de TI. Além disso, uma loja da Leroy, localizada em
Niterói, foi a primeira do Brasil a receber o AQUA, selo de Alta
Qualidade Ambiental.
De
acordo com pesquisa da Sonda, os selos afetam diretamente na
dinamização dos serviços e na proximidade das companhias com seus
clientes. O processo é cíclico: a disponibilidade de boas ferramentas,
confiáveis e fáceis de serem utilizadas, refletem nas certificações, que
por sua vez refletem na disponibilidade de bons serviços aos usuários,
gerando confiabilidade.
Mais do que ações de Marketing e comunicação, a Tecnologia da
Informação será um termômetro “invisível” na relação com os
consumidores, já que ela não precisa ser vista, mas é fundamental que
exista. “O varejo brasileiro é um mercado bastante promissor. As
empresas sabem que TI é um diferencial e elas precisam de sistemas que
atendam suas necessidades e suporte o volume das operações. A
informatização não é luxo, é necessidade”, afirma Waldir Rodrigues
Junior.
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