Especialista fala sobre cinco ações que fazem muito mal à imagem do negócio
O que as pequenas empresas não devem fazer nas redes sociais?
Respondido por Bianca Furtado, especialista em redes sociais
O crescimento do uso de redes sociais faz com que muitas pequenas empresas
criem suas páginas e perfis sem saber ao certo o que devem ou não
fazer. É importante que a marca tenha um planejamento e objetivos
definidos, além de conhecimento sobre seu público, para que a presença
se torne realmente estratégica e traga bons resultados.
As redes sociais são canais para as marcas falarem, escutarem,
responderem e criarem relacionamentos. Para isso, é preciso gerar
conteúdo relevante para o seu público e que esteja alinhado com seu
posicionamento. Existem algumas “regras” que podem ajudar.
1. Nem tanto nem tão pouco
O canal de comunicação deve estar sempre atualizado, porém publicar
coisas demais ou material irrelevante faz com que as pessoas deixem de
seguir ou curtir sua marca. Crie conteúdos de qualidade, que facilitem
as interações e compartilhamentos, que sejam exclusivos e interessantes
para seu público.
2. Pessoal x profissional
Evite marcações em fotos, opiniões sobre temas polêmicos ou mensagens
pessoais no perfil ou página da empresa. Nunca divulgue informações
confidenciais ou de concorrentes. É recomendado conhecer as
configurações de privacidade da sua página e como habilitar o uso de
mensagens privadas.
3. Dê atenção ao público
Não discuta com seus seguidores ou fãs e não deixe de responder a
todos. Os consumidores já sabem o poder de fazer uma reclamação nas
redes sociais e a marca precisa estar preparada.
4. Não torne sua presença superficial
Crie interações e promova seus relacionamentos, faça promoções
especiais e ações de engajamento periódicas. Mas não deixe de seguir
todas as normas das ferramentas.
5. Monitore diariamente sua marca
Lembre-se de que as redes sociais são canais públicos de comunicação
entre a marca e seus consumidores, então é preciso ser educado, solícito
e seguir boas práticas de educação.
Tenha um profissional experiente dedicado ao trabalho nas redes sociais
que se mantenha em constante atualizado. A imagem e a reputação
constituem-se em ativos intangíveis de grande valor para sua marca
também no ambiente online.
Bianca Furtado é especialista em redes sociais e coordenadora de social media da Cadastra
Envie suas dúvidas com a palavra redes no assunto da mensagem para examecanalpme@abril.com.br
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