quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Licenciamento: a vez dos personagens nacionais

Marcas como Turma da Mônica, Galinha Pintadinha, Capricho e Patati-Patatá conquistam os consumidores e ganham relevância no bilionário mercado de licencas

Por essa Batman, Homem-Aranha e outros super-heróis de reputação inabalável não esperavam. Acostumados a derrotar os mais temidos vilões intergalácticos, eles têm enfrentado concorrência pesada na disputa pela preferência da criançada no Brasil. Os trunfos das licenças criadas no País estão longe de serem armas secretas: são personagens desenvolvidos por quem conhece o público brasileiro e com conexões emocionais e culturais já estabelecidas junto aos consumidores.
“Acho fantástico as licenças brasileiras estarem encontrando um caminho próprio – e paralelo ao nosso. Estamos fortes e encarando os super heróis estrangeiros, que sempre dominaram o pedaço”, afirma Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica, cujos personagens estão presentes em produtos licenciados há mais de 40 anos.
Em 2013, a líder da turma, Mônica, completa 50 anos. Para aproveitar o potencial comercial da data, o cartunista e empresário tem liderado o desenvolvimento de conteúdos que serão a base para a entrada da marca licenciada em novas categorias. Três produtoras já trabalham no projeto.


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