Além de comercializar publicidade em sua própria
rede social, seja via web ou via aplicativos mobile, o Facebook está
começando a testar um novo modelo de negócios: o de “expandir” os
anúncios de páginas patrocinadas para outros endereços da web e apps,
especificamente no mercado para celulares e tablets. Com isso, o
Facebook começa a bater de frente com Apple e Google nesse quesito,
ampliando sua opção de venda de mídia, negociando não apenas as
“histórias patrocinadas” tradicionalmente vistas na web, mas também
banners e outras peças comuns a este mercado.
A estratégia faz parte do que Mark Zuckerberg
classificou na última semana como uma mudança no norte da companhia para
o “subestimado” mercado mobile. Depois da afirmação do criador da rede
social, as ações da empresa sofreram uma alta de cerca de 7% na
Nasdaq. A empresa já havia dado indícios de que poderia atuar com a
veiculação de mídia digital quando colocou seus anúncios dentro da
página da desenvolvedora de games Zynga.
De acordo com o eMarketer, o Facebook deve receber
uma injeção de US$ 72,7 milhões em publicidade mobile neste ano, ainda
inferior à projeção de US$ 129,7 milhões do Twitter. Entretanto, a
entidade projeta que até 2014 a empresa de Zuckerberg se torne a segunda
maior vendedora deste tipo de mídia no mundo, atrás apenas do Google. A
rede social não comentou que anunciantes participarão da nova
iniciativa, nem os detalhes financeiros da empreitada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário