Os vídeos online permanecem em alta no Brasil e as soluções voltadas para este mercado se tornaram ferramentas essenciais na estratégia digital de grandes empresas
Isso por que plataformas gratuitas são ambientes dominados pelo
conteúdo gerado pelos usuários e não nasceram com o intuito de atender
todas as necessidades do mundo corporativo. Diferente das soluções profissionais de vídeos
que fornecem benefícios cruciais para uma marca na criação e manutenção
de uma TV na Internet, desde a parte de suporte técnico a ferramentas
de marketing eficazes.
E você, já sabe quais são estes benefícios? Selecionamos abaixo 7
motivos que esclarecem o por que as empresas devem optar por uma solução
profissional de vídeos online ao invés de utilizar plataformas
gratuitas como o YouTube e Vimeo.
1. Suporte ao Cliente
Você já teve algum tipo de problema com um serviço gratuito, certo? E
como reclamar de algo que você não paga por isso? A falta do apoio ao
cliente é um dos grandes problemas das soluções gratuitas. Um bom
fornecedor de tecnologia para vídeos online estará sempre disponível
para o seu atendimento técnico e certo de que você realmente está com
uma experiência positiva com o produto.
2. Analytics
Embora algumas soluções gratuitas forneçam alguns dados sobre as
exibições de vídeo, ao se tratar de uma solução de vídeos profissional, é
possível que você saiba a popularidade dos seu conteúdo, o perfil da
sua audiência online, a parte do vídeo que os seus usuários assistiram,
quais partes eles se mostraram mais envolvidos com o seu conteúdo, entre
outros insights interessantes. Uma boa compreensão e análise destes
relatórios irá te ajudar a melhor moldar o conteúdo e estratégia
digital.
3. Personalização
Imagine que você levou horas estudando os comportamentos da sua
audiência e realizou vários testes A/B, confirmando de que o seu público
tem uma tendência a clicar em vídeos no qual o player está na cor
verde. Muito bom o insight, não é mesmo? O problema é que soluções
gratuitas geralmente não lhe dão este nível de personalização para a sua
marca. Soluções profissionais de dão a liberdade de customizar o Look
and Feel do player de forma que ele combine com sua marca/site. Além
disso, essas soluções em geral permitem a inserção do logo da empresa e
também de ícones para compartilhamento do conteúdo na web.
4. Segurança
5. Monetização
O incentivo de soluções gratuitas na hospedagem do seu conteúdo está
baseado na monetização via publicidade veiculada à sua audiência. Isso
quer dizer que anúncios serão inseridos nos seus vídeos sem o seu
controle. Por outro lado, soluções profissionais de vídeo te dão a
liberdade de monetizar ou não o seu conteúdo - e o melhor, de casar
anúncios com os interesses do seu público alvo contribuindo para agregar
valor a experiência dele.
6. Recomendação de vídeos alinhado à sua estratégia
Se você utiliza bastante os vídeos online para promoção da sua marca ou
produtos da sua empresa e não conta com uma solução de vídeos
profissional, é bastante provável que você já tenha passado por uma
situação em que seu vídeo foi publicado com recomendações de vídeos que
não são de interesse à sua marca, afetando negativamente sua estratégia
e posicionamento. Você não vai querer que a sua audiência receba uma
recomendação de um vídeo do seu concorrente ou de um consumidor
insatisfeito com o seu produto, certo? Soluções profissionais te dão a
liberdade e controle sobre essas recomendações contribuindo para manter o
usuário no seu site e estimulando vídeo views.
7. Facilidade no gerenciamento e distribuição
Dentro da sua estratégia de comunicação digital você tem portal próprio
e quer ter facilidade para gerenciar e publicar vídeos para sua
audiência, certo? Ao invés de constantemente copiar e colar embeds dos
vídeos hospedados em soluções grátis, as soluções profissionais permitem
uma gestão dinâmica do conteúdo que será veiculado, através de uma
integração com seu site. Dessa forma, ações como colocar vídeos de
destaque, cadastrar e inserir tags automaticamente, selecionar o melhor
Thumbnail, etc. podem ser realizadas com poucos cliques. Se você
consegue gerenciar seus conteúdos facilmente você tem muito mais tempo
para moldar melhores conteúdos e abordagens.
Calma, antes de encerrar a sua conta no YouTube é importante entender
que cada solução carrega as suas especificidades e benefícios. Ou seja,
plataformas gratuitas ainda podem fazer parte do seu planejamento de
marketing desde que as soluções sejam utilizadas de forma complementar –
para a viralização de conteúdos - e alinhado às estratégias que a sua
empresa deseja seguir.
Quer ter os benefícios de uma plataforma profissional de vídeos online? Entre em contato com a Samba Tech e veja como nossa tecnologia pode turbinar sua estratégia digital.
*Por Guilherme Lima, analista de Marketing da Samba Tech.
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