O setor esportivo foi responsável por 1,6% do PIB brasileiro, índice
que representa R$ 67 milhões dos R$ 4,1 trilhões arrecadados pelo país
em 2011. A informação é parte do estudo “O PIB do Esporte no Brasil” e
foi divulgada nesta semana pela Pluri Consultoria, durante abertura do
seminário “O Futuro dos Clubes Brasileiros”.
De acordo com a pesquisa, o valor arrecadado inclui as atividades
esportivas em si e tudo que se movimenta em seu entorno, dos direitos de
transmissão de jogos aos serviços de alimentação oferecidos no estádio,
por exemplo. O objetivo do evento é que o governo federal amplie o
incentivo dado ao setor no país e impulsione a profissionalização do
futebol feminino.
Comparado aos Estados Unidos, o investimento brasileiro ainda é baixo.
No Super Bowl, jogo de encerramento do campeonato de beisebol e um dos
mais importantes eventos esportivos no país, são arrecadados US$ 11
milhões. Somados, os esportes norte-americanos equivalem a 2,1% do PIB,
índice ainda inferior ao da Nova Zelândia, que atinge 2,8% do total das
receitas.
Além de discussões sobre o esporte no Brasil, o seminário também marcou
o lançamento do Brasil Sport Market (BrSM), fórum permanente de Gestão e
Marketing Esportivo criado em parceria pela Trevisan Escola de Negócios
e a Pluri Consultoria. Além de mesas de debates abordando “A nova
Geração de Arenas Brasileiras” e “O Futuro do Marketing dos Clubes”, o
evento comportou a entrega dos prêmios “Melhor Executivo de Futebol” e
“Melhor Executivo de Marketing” de Clubes de Futebol, promovido pelo
BrSM.
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