Com base no comportamento de seus consumidores, marcas desenvolvem ações digitais diferenciadas para promover seus produtos e engajar seus seguidores
O
reposicionamento da Kaiser é um case de sucesso recente no mercado
cervejeiro. Comprada pelo grupo Heineken há pouco mais de um ano, a
mudança na identidade visual e na fórmula do produto, é reforçada por
meio do Facebook,
que ajuda a fidelizar e atrair consumidores, principalmente da classe
média emergente. A Kaiser tem mais de 188 mil fãs na rede social e conta
com ações divertidas na plataforma, como o “Churrasco na Laje”, em que
incentiva eventos nas comunidades sugerindo a compra da cerveja. O
número é maior do que o perfil da própria Cervejaria Heineken Brasil,
com 161 mil pessoas.
Quando a estratégia manda
Um perfil nas redes sociais não basta. Ainda que as marcas de cerveja
estejam conectadas a plataformas digitais, o diferencial será feito por
aquelas que entenderem que tipo de consumidor procuram e de que forma
chegar até eles. A Skol, por exemplo, têm 6,4 milhões de fãs no
Facebook, o maior número entre as marcas nacionais e, como estratégia de
Marketing, conta com ações promocionais ao longo do ano e até uma rádio
para interatividade. A Brahma também inovou ao lançar perfis na rede
social a partir de times de futebol, o do Flamengo conta com mais de 1,5
milhões de seguidores.
Desde
que as redes sociais surgiram e se popularizaram, o comportamento do
consumidor e a relação dele com as marcas passaram por mudanças até
então impensáveis. No mercado cervejeiro, o destaque irá para os que
souberem usar a linguagem a seu favor. “Nosso mercado é super
competitivo, a diferença é que o ambiente do digital permite que a
estratégia tenha mais valor do que o investimento. Antes era uma via:
determinava-se a mensagem e a transmitia na TV, jornal e revista. Hoje
existe uma preocupação de como entrar na conversa”, pontua Chiara.
A semelhança entre os produtos acaba sendo a maior dificuldade dos
grupos. Mesmo que haja diferenciação na qualidade e ingredientes, a
linguagem de abordar o consumidor será fundamental para as marcas terem
destaque. “É preciso chegar ao consumidor participando da vida dele,
celebrando bons momentos. Nas redes sociais, a relação é direta, ele
reage a estímulos que fazemos e isso é essencial. Ouvir nosso público
nos direciona para qual caminho devemos seguir”, diz Luciano Sadi,
Gerente da Marca Nova Schin, em entrevista ao Mundo do Marketing.
A diferença no relacionamento entre as mídias tradicionais e as mídias
sociais acaba sendo a influência que o consumidor gera, antes preterido
apenas ao papel de receptor. “As redes sociais são fundamentais, ou você
tem ou terão por você. É uma ferramenta importante e um trabalho
efetivo para formar opinião, buscar consumidores e embaixadores da sua
marca. Acaba sendo um termômetro dos nossos produtos”, afirma Douglas
Costa, Diretor de Mercado do Grupo Petrópolis, em entrevista ao portal.
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