Para ter um serviço público equivalente ao de países ricos, a arrecadação de impostos brasileira teria de atingir 106% do PIB - o que é impossível
Silvio Guedes Crespo, do Economia & Negócios
SÃO PAULO - Os impostos pagos no Brasil precisariam triplicar para
que o Estado tivesse condições de oferecer à população um serviço
público equivalente ao de países ricos, mostram dados da OCDE
(Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico). Isso
significa que a arrecadação de tributos deveria atingir 106% do PIB
(produto interno bruto) - o que é impossível.
Juntos, os governos dos países do G-7 arrecadaram US$ 8,729 trilhões
em 2010 em cima de uma economia que produziu conjuntamente US$ 29,320
trilhões. O resultado é uma carga tributária de 29,77% do PIB. Já no
Brasil, os tributos equivaleram a 33,56% da economia, segundo a Receita
Federal.
No entanto, no grupo dos sete países ricos, o PIB por habitante é de
US$ 39.675, enquanto no Brasil é de apenas US$ 11.314. Considerando a
carga tributária citada acima, o Estado brasileiro arrecadou naquele ano
US$ 3.797 em impostos por habitante. Já os governos dos países do G-7
obtiveram US$ 11.811 para gastar com cada morador, mais que o triplo do
verificado no Brasil.
Em outras palavras, para tentar oferecer serviço público equivalente
ao dos países do G-7 sem mexer na arrecadação, o Estado brasileiro
deveria ser pelo menos três vezes mais eficiente - por exemplo, deveria
ser capaz de construir três hospitais com o dinheiro que as nações ricas
erguem apenas um.
Esses cálculos levam em conta o tamanho da economia de cada país. Por
exemplo, o PIB dos Estados Unidos equivale a 50% da economia total do
G-7 e por isso sua carga tributária tem peso de 50% no cálculo da carga
média.
Outra possibilidade é calcular a média simples, somando a arrecadação
por habitante dos países do G-7 e dividindo o resultado por sete. Nesse
caso, a receita de tribiutos por pessoa é de US$ 12.268. No Brasil,
para atingir esse nível, seria preciso uma carga tributária de 108% do
PIB.
A comparação usou os cálculos do FMI de paridade do poder de compra,
que permitem uma comparação mais precisa considerando a diferença do
poder de compra nos países.
Ineficiência
Além de o Estado brasileiro ter uma arrecadação de impostos per
capita bem menor do que as nações ricas, há indicadores de que ele é
pouco eficiente, conforme observa o professor Nelson Beltrame, da FIA
(Fundação Instituto de Administração). "Existe muito espaço para
aprimorar o serviço público", afirma.
Um estudo do Movimento Brasil Eficiente, por exemplo, mostra que,
entre 50 nações com um nível de gasto público per capita em saúde
próximo ao que temos no Brasil, 32 têm taxa de mortalidade infantil
menor do que a nossa.
Para Beltrame, a desburocratização do setor público e um "choque de
gestão" possibilitariam ao Estado fazer mais com o dinheiro que já tem.
Um exemplo, segundo ele, é o da Receita Federal, que aperfeiçoou seu
sistema e conseguiu maior eficiência. "Nos últimos três anos, as
máquinas fiscais acordaram para a necessidade de informatização e houve
uma verdadeira revolução da arrecadação (de impostos). Isso poderia ser
repetido em outras áreas", sugere.
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