Empresa mantém o Instituto Nextel e já formou mais de dois mil jovens. Leia a entrevista com Wandreza Ferreira, gerente de responsabilidade social da Nextel
Ressignificar, renovar, permitir-se criar e desenvolver, ampliar –
são todos verbos que integram o universo simbólico da marca Nextel,
operadora de telecomunicações que inaugurou o serviço de push-to-talk no
País. A ideia de “democratizar” a comunicação, aliada ao conceito da
novidade, constituem a raiz da marca e, por consequência, são
representados em sua atitude na área social, cujos investimentos se
concentram no Instituto Nextel. A organização iniciou suas atividades em
2007 e trabalha com a formação de jovens em situação de
vulnerabilidade.
Apenas em 2011, foram aplicados R$ 4 milhões nas ações do Instituto,
que já formou mais de dois mil jovens – 70% deles passaram a integrar o
mercado de trabalho. Hoje, são sete unidades de atendimento no País
espalhadas por São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Campinas. A meta é
chegar em 2015 com 40 unidades.
O Com:Atitude conversou com Wandreza Ferreira, gerente de
responsabilidade social da Nextel, a respeito da conexão entre as ações
da entidade e a identidade da marca.
Com:Atitude: Como a missão do Instituto Nextel está alinhada à marca?
Wandreza Ferreira: A Nextel tem uma marca muito
forte no mercado e está diretamente associada à conectividade, o poder
de juntar pessoas com interesses em comum. Inovar
na forma e no conteúdo da comunicação é uma constante na empresa. A
operadora tornou-se reconhecida no mercado não somente pelo serviço de
telecomunicação de qualidade, mas também pela comunicação de sua marca.
Mais do que campanhas, a Nextel criou um formato notório e reconhecido
de anunciar. Contar histórias de pessoas que deram um novo sentido às
suas vidas e se tornaram conhecidas dentro das suas redes, de seus
mundos, é o mote das campanhas.
A Nextel abre espaço para que os personagens das campanhas contem suas
histórias de uma forma diferente, trazendo uma visão que o público não
tinha. Por meio das nossas campanhas, comunicamos a diversidade, de
clientes, de pessoas que, como nossos serviços, acabam todas conectadas.
Mostramos nas campanhas que com a Nextel cada pessoa tem seu mundo, e
consegue compartilhá-lo com outros. E, inclusive, nas ações de
responsabilidade social, o objetivo é valorizar o potencial de cada um e
prepará-los, da melhor forma possível, para um futuro promissor.
C:A: Quais foram as principais conquistas do instituto desde sua fundação?
WF: O Instituto surgiu em 2006 da vontade de um grupo de voluntários da empresa
e foi constituído como uma organização não-governamental (ONG) para
atuar diretamente na formação integral de jovens, a fim de ampliar suas
oportunidades de inserção no mercado de trabalho.
Com início das atividades em 2007, o Instituto Nextel já é referência
na capacitação de jovens para o mercado de trabalho nas regiões onde
atua. São sete unidades no País: São Paulo (unidades de Santo Amaro e
Pinheiros), Rio de Janeiro (Botafogo e Guadalupe), Salvador e Campinas,
que já formaram mais de 2,6 mil jovens.
Somente para este ano são seis novos postos, dos quais foram
inaugurados três: Guadalupe (Rio), Pinheiros (São Paulo) e Santos. As
próximas unidades previstas são Sorocaba e Glicério (São Paulo).
Aproximadamente 70% dos alunos conquistam o primeiro emprego em até três
meses após a conclusão do curso, alguns na própria Nextel
Em 2012, lançamos o livro “Conexões Juventudes”, ideia que surgiu com a
intenção de sistematizar a metodologia educacional do Instituto Nextel
para que ela possa ser adotada por outras instituições e entidades.
C:A: Quais os próximos projetos do instituto e seus principais desafios?
WF: Temos um grande projeto de expansão do Instituto Nextel
pelo País. Queremos aumentar o número de jovens atendidos. Nossa meta é
chegar até 2015 com 40 unidades no Brasil. O alto índice de
empregabilidade dos alunos do Instituto, de mais de 70% inseridos no
mercado formal de trabalho, comprova o sucesso da nossa metodologia e
nos dá força para continuar a crescer.
O objetivo é estabelecer mais parcerias com as áreas públicas e
privadas e, assim, ampliar o número de beneficiados. Além disso, o
Instituto Nextel está maduro para compartilhar sua metodologia com
outras empresas e entidades, em um procedimento inédito de cessão de
conhecimento, que se iniciará a partir do segundo semestre de 2012.
C:A: Os mesmos valores da marca Nextel inspiram as ações do instituto?
WF: Certamente. Valorizamos um ambiente democrático no
Instituto Nextel, o que permite aos jovens se expressarem e se
desenvolverem não apenas nas competências técnicas, mas também humanas. O
Instituto Nextel é muito focado na formação humana, valorizando as
competências cognitivas dos alunos.
As aulas sobre cidadania, ética e empreendedorismo do principal
programa do Instituto, o Conexão Direta, ocupam grande parte da carga
horária das aulas. O objetivo é oferecer ferramentas para que os jovens
possam ter mais opções para o futuro.
*Por Letícia Born. Esta reportagem foi publicada originalmente no portal Com:Atitude, da Edelman Significa, e agora no Mundo do Marketing de acordo com parceria que os dois portais mantêm.
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