Além do Facebook e Twitter, outro canal de grande importância é o
YouTube. Se na TV os candidatos controlam sua imagem, no YouTube
qualquer pessoa pode divulgar um pequeno vídeo feito com o próprio
celular. Aliás, esse será o grande desafio das próximas eleições: a
regulamentação das mídias sociais. Segundo a ministra da Secretaria de
Comunicação da Presidência da República, Helena Chaves, durante a
Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão, na Câmara dos
Deputados, “o número de pessoas que lidam com as redes sociais é enorme e
não há nada a ser feito em termos de regulamentação por causa da
liberdade de expressão. Esse é o desafio porque há pessoas que entram na
Justiça reclamando dos abusos que destroem reputações”.
A ministra disse ainda que a internet é um dos espaços mais caóticos de
expressão e é quase impossível de ser fiscalizado. “Acho quase
impossível fiscalizar (a internet). É uma sinuca de bico, e temos que
encontrar a medida certa, mas nada que controle o conteúdo”, defendeu.
Envolver e engajar o eleitor
Dessa forma, caberá ao candidato que decidir utilizar as mídias sociais
em sua campanha vigiar constantemente os perfis a fim de interagir nas
boas e más mensagens a seu respeito. Alguns eleitores, entretanto, já
estão se manifestando contra as campanhas via Facebook, defendendo o
direito de usar esse espaço apenas para os assuntos de sua livre
escolha.
Texto de Acácia Lima tirado do Observatório da Imprensa
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