Em 2010, Mark Zuckerberg afirmou:
"Se eu tivesse que chutar, eu diria que a próxima coisa a bombar é o
social commerce", e ele estava certo. As mídias sociais estão
revolucionando o jeito que as pessoas fazem compras online, e os dados
apenas confirmam esta tendência.
De acordo com o Mashable, 81% dos consumidores recebem conselhos e dicas de parentes e amigos por meio de rede sociais. A maioria, cerca de 70%, usa as redes sociais como guia de compras. A previsão é de que a receita do s-commerce alcance a marca dos US$ 30 bilhões até 2015.
Tendo isso em mente, quais são as empresas que estão conseguindo trazer
o e-commerce para as plataformas sociais de uma forma relevante? Aqui
estão quatro startups que devem revolucionar o mercado.
1) Extole
Como funciona: As marcas dependem e confiam
apenas no boca a boca. "Porta-vozes" são recrutados como agentes da
marca em momentos chaves, como no instante em que adicionar uma página
de alguma marca no Facebook ou por meio das páginas de confirmação. Como
é o caso da Folica, que convida o usuário a receber um desconto em
certos produtos uma vez que este acessa a página da marca no Facebook.
Os internautas ganham uma participação na campanha da empresa.
2) 8thBridge
A empresa possibilita a compra no meio em qual o usuário socializa. Um
aplicativo criado pela 8thBridge, chamado "Social Expressions", permite
que o internauta expresse a sua opinião sobre produtos, indo além do tradicional
"like". O usuário pode então "amar", "querer" e "ter". Uma vez que
compartilhar um link, o produto vira um "Shoppable Stories", através do
qual outros usuários podem comprar o item sem sair da página do
Facebook. De acordo com o 8thBridge, os usuários interagem 18% mais com
os "Shoppable Stories" do que com links comuns.
3)Chirpfy
A Chirpfy transforma
tuítes em doações, compras e vendas. O anunciante criar um tuíte e
oferece um produto via foto. Os compradores respondem à mensagem com a
palavra "buy". Os usuários se cadastram no Chirpfy e a transação é
concluída. Os internautas podem conectar suas contas do PayPayl e o
dinheiro é automaticamente debitado da conta.
A LocalResponse agrega os posts públicos nas rede sociais com check-ins
e ajuda as empresas a criarem respostas para as vontades imediatas das
pessoas. A plataforma mescla o social, com o local e o mobile. É um
ótimo jeito de arrecadar dados sobre possíveis targets, estudando o
comportamento e o demográfico. A LocalResponse consegue localizar onde a
pessoa se encontra e o que está falando sobre tal lugar, dando a
oportunidade às empresas de agirem em tempo real através do mobile,
recrutando-as e oferecendo produtos e promoções exclusivas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário