No ano, o indicador tem alta de 10,3% e, em 12 meses, de 7,5%. Apesar da alta, volume de vendas caiu em 6 das 10 atividades pesquisadas.
Depois de terem recuado em fevereiro, as vendas no comércio varejista
brasileiro voltaram a subir em março, registrando leve alta de 0,2%, de
acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
divulgada nesta quinta-feira (17). No ano, o indicador tem alta de
10,3% e, em 12 meses, de 7,5%. Na comparação com março do ano passado, o
varejo cresceu 12,5%.
Em março, a receita nominal de vendas cresceu 0,3% em relação ao mês
anterior. Sobre o mesmo período do ano anterior, a alta é de 15,4%. Já
no ano, o indicador acumula avanço de 13,9% e, em 12 meses, de 12,1%.
Quanto ao desempenho dos ramos do comércio em março, o volume de vendas
caiu em seis das dez atividades pesquisadas: combustíveis e
lubrificantes (-0,3%); outros artigos de uso pessoal e doméstico
(-0,6%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e
fumo (-0,6%); veículos e motos, partes e peças (-1,4%); equipamentos e
material para escritório, informática e comunicação (-6,9%) e livros,
jornais, revistas e papelaria (–7,1%).
Na outra ponta, tiveram aumento no volume de vendas: artigos
farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (2,3%);
móveis e eletrodomésticos (1,2%); tecidos, vestuário e calçados (0,8%) e
material de construção (0,3%);
Sobre o ano anteriorNa comparação anual, todos os
ramos do varejo tiveram aumento no volume de vendas. Os maiores
destaques partiram de hipermercados, supermercados, produtos
alimentícios, bebidas e fumo (12,2%); móveis e eletrodomésticos (21,2%)
para; artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e
cosméticos (14,1%) ; equipamentos e material para escritório,
informática e comunicação (30,5%); outros artigos de uso pessoal e
doméstico (9,8%); combustíveis e lubrificantes (5,0%); tecidos,
vestuário e calçados (4,1%) e livros, jornais, revistas e papelaria
(4,4%).
Análise regionalAs 27 unidades da federação
registraram aumento no volume de vendas no varejo em relação a março de
2011, com destaque para Roraima (24,8%); Tocantins (22,4%); Amapá
(21,9%); Mato Grosso do Sul (19,1%) e Paraná (18,3%).
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