quinta-feira, 17 de maio de 2012

Kawasaki lança novas Ninja ZX-14R e ER-6n no Brasil


Com 210 cv, ZX-14R é a moto de série mais potente e custa R$ 56.990. ER-6n 2013 também chega renovada com motor de 72,1 cv por R$ 25.990.

Duas novas motocicletas chegam a linha Kawasaki presente no Brasil, a partir de 1º de junho. A marca apresentou nesta quarta-feira (16), em São Paulo, os modelos 2013 de Ninja ZX-14R e ER-6n. Estes produtos, que já estavam presentes no país, passam por mudanças significativas, acompanhando as renovações ocorridas no exterior no ano passado. Segundo a marca, a nova ZX-14R é a moto de série mais potente do mundo e pode alcançar até 210 cavalos de potência.
Kawasaki; Ninja ZX-14R; ER-6n; lançamentos (Foto: Rafael Miotto/ G1)Kawasaki ER-6n e Ninja ZX-14R (Foto: Rafael Miotto/ G1)
A esportiva custa R$ 56.990 (standard) e R$ 60.990 (com freios ABS), passando a ser montada em Manaus na fábrica da Kawasaki. A moto chega ao Brasil pelo sistema de CKD (Complete Knock Down, ou, completamente desmontada, em português, diferença em relação ao modelo anterior, que era importado. "A ZX-14R representa o que há de mais moderno em tecnologia da marca. É a motocicleta mais potente e mais veloz já produzida em série", afirmou Ricardo Suzuki, gerente de planejamento da Kawasaki do Brasil.
Kawasaki Ninja ZX-14R (Foto: Divulgação)Kawasaki Ninja ZX-14R (Foto: Divulgação)
Apesar de declarar a ZX-14R como moto mais veloz do mundo, a Kawasaki não divulga o número específico de velocidade máxima. O novo modelo recebeu diversas modificações, comparando com a versão anterior. As principais ocorreram no motor de 4 cilindros em linha e 1.441 cm³ - modelo antigo tinha 1.352 cm³. Mas também passaram por chassi e visual.
Equipado com injeção eletrônica e refrigeração líquida, o tetracilíndrico alcança 200 cv de potência máxima a 10.000 rpm. Com o advento do RAM air - dispositivo de série para aumentar a entrada de ar no motor -, a potência pode alcançar 210 cv. Segundo a marca japonesa, este processo somado à otimização de vários componentes proporcionam maior torque em todas as faixas de giros do motor. O torque declarado pela fabricante é de 16,6 mkgf a 7.500 rpm. Para controlar toda esta força, a esportiva ZX-14 também tem freios ABS, nova geração do controle de tração e a opção da escolha entre três modos de potência.
Ninja ZX-14R (Foto: Divulgação)Ninja ZX-14R (Foto: Divulgação)
Desse modo, o usuário pode escolher opção na qual a moto utiliza apenas 75% de sua potência total. A moto também passa a contar com embreagem anti-deslizante, que garante mais segurança nas reduções de marchas. Seu peso é de 265 kg - 268 kg com ABS - e o câmbio de 6 velocidades. A estética foi renovada, mas manteve as caracteristícas do modelo anterior.
Painel da ZX-14R (Foto: Divulgação)Painel da ZX-14R (Foto: Divulgação)
Nova ER-6n, mais acessível para homens e mulheres
A naked - modelo com caracteristícas para o asfalto e sem carenagens - ER-6n 2013 é outra novidade da Kawasaki. Esta moto tem como grande mudança o novo chassi perimetral com duplo tubo de aço, o que, segundo a fabricante, proporciona mais leveza e melhor dirigilbilidade. As suspensões também receberam novo ajustes e está sensivelmente mais longa. O motor possou por alterações e está melhor para o uso diário, oferecendo mais torque em médias e baixas rotações, informa a marca.

Kawasaki ER-6n (Foto: Divulgação)Kawasaki ER-6n (Foto: Divulgação)
O motor é bicilíndrico com refrigeração líquida e injeção eletrôncia. Com 649 cm³, o propulsor alcança 72,1 cavalos de potência máxima a 8.500 rpm e 6,5 mkgf de torque a 7.000 rpm, fazendo uso de câmbio de seis marchas. Com peso em ordem de marcha de 204 kg - 206 kg com ABS -, a moto possui tanque de 16 litros. A ER-6n parte de R$ 25.990, na versão standard, e a opção com freios ABS custa R$ 28.880.
Painel da ER-6n (Foto: Divulgação)Painel da ER-6n foi renovado e ganhou computador de bordo (Foto: Divulgação)
O visual é totalmente novo, apesar de manter a identidade do modelo anterior. Desde o farol dianteiro, até a rabeta traseira. Com novo assento em dois níveis, a moto ficou mais acessível para homens e mulheres. "O banco está mais estreito, o que facilita ao motociclista colocar os pés no chão. Este modelo faz muito sucesso com o público feminio e através de pesquisas na Europa a Kawasaki definiu estas mudanças", informou Ricardo Suzuki.

 

 

 

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