Com 210 cv, ZX-14R é a moto de série mais potente e custa R$ 56.990. ER-6n 2013 também chega renovada com motor de 72,1 cv por R$ 25.990.
Duas novas motocicletas chegam a linha Kawasaki presente no Brasil, a
partir de 1º de junho. A marca apresentou nesta quarta-feira (16), em
São Paulo, os modelos 2013 de Ninja ZX-14R e ER-6n. Estes produtos, que
já estavam presentes no país, passam por mudanças significativas, acompanhando as renovações ocorridas no exterior no ano passado. Segundo a marca, a nova ZX-14R é a moto de série mais potente do mundo e pode alcançar até 210 cavalos de potência.
A naked - modelo com caracteristícas para o asfalto e sem carenagens - ER-6n 2013 é outra novidade da Kawasaki. Esta moto tem como grande mudança o novo chassi perimetral com duplo tubo de aço, o que, segundo a fabricante, proporciona mais leveza e melhor dirigilbilidade. As suspensões também receberam novo ajustes e está sensivelmente mais longa. O motor possou por alterações e está melhor para o uso diário, oferecendo mais torque em médias e baixas rotações, informa a marca.
Kawasaki ER-6n e Ninja ZX-14R (Foto: Rafael Miotto/ G1)
A esportiva custa R$ 56.990 (standard) e R$ 60.990 (com freios ABS),
passando a ser montada em Manaus na fábrica da Kawasaki. A moto chega ao
Brasil pelo sistema de CKD (Complete Knock Down, ou, completamente
desmontada, em português, diferença em relação ao modelo anterior, que
era importado. "A ZX-14R representa o que há de mais moderno em
tecnologia da marca. É a motocicleta mais potente e mais veloz já
produzida em série", afirmou Ricardo Suzuki, gerente de planejamento da
Kawasaki do Brasil.
Kawasaki Ninja ZX-14R (Foto: Divulgação)
Apesar de declarar a ZX-14R como moto mais veloz do mundo, a Kawasaki
não divulga o número específico de velocidade máxima. O novo modelo
recebeu diversas modificações, comparando com a versão anterior. As
principais ocorreram no motor de 4 cilindros em linha e 1.441 cm³ -
modelo antigo tinha 1.352 cm³. Mas também passaram por chassi e visual.
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Equipado com injeção eletrônica e refrigeração líquida, o
tetracilíndrico alcança 200 cv de potência máxima a 10.000 rpm. Com o
advento do RAM air - dispositivo de série para aumentar a entrada de ar
no motor -, a potência pode alcançar 210 cv. Segundo a marca japonesa,
este processo somado à otimização de vários componentes proporcionam
maior torque em todas as faixas de giros do motor. O torque declarado
pela fabricante é de 16,6 mkgf a 7.500 rpm. Para controlar toda esta
força, a esportiva ZX-14 também tem freios ABS, nova geração do controle
de tração e a opção da escolha entre três modos de potência.
Ninja ZX-14R (Foto: Divulgação)
Desse modo, o usuário pode escolher opção na qual a moto utiliza apenas
75% de sua potência total. A moto também passa a contar com embreagem
anti-deslizante, que garante mais segurança nas reduções de marchas. Seu
peso é de 265 kg - 268 kg com ABS - e o câmbio de 6 velocidades. A
estética foi renovada, mas manteve as caracteristícas do modelo
anterior.
Painel da ZX-14R (Foto: Divulgação)
Nova ER-6n, mais acessível para homens e mulheresA naked - modelo com caracteristícas para o asfalto e sem carenagens - ER-6n 2013 é outra novidade da Kawasaki. Esta moto tem como grande mudança o novo chassi perimetral com duplo tubo de aço, o que, segundo a fabricante, proporciona mais leveza e melhor dirigilbilidade. As suspensões também receberam novo ajustes e está sensivelmente mais longa. O motor possou por alterações e está melhor para o uso diário, oferecendo mais torque em médias e baixas rotações, informa a marca.
Kawasaki ER-6n (Foto: Divulgação)
O motor é bicilíndrico com refrigeração líquida e injeção eletrôncia.
Com 649 cm³, o propulsor alcança 72,1 cavalos de potência máxima a 8.500
rpm e 6,5 mkgf de torque a 7.000 rpm, fazendo uso de câmbio de seis
marchas. Com peso em ordem de marcha de 204 kg - 206 kg com ABS -, a
moto possui tanque de 16 litros. A ER-6n parte de R$ 25.990, na versão
standard, e a opção com freios ABS custa R$ 28.880.
Painel da ER-6n foi renovado e ganhou computador de bordo (Foto: Divulgação)
O visual é totalmente novo, apesar de manter a identidade do modelo
anterior. Desde o farol dianteiro, até a rabeta traseira. Com novo
assento em dois níveis, a moto ficou mais acessível para homens e
mulheres. "O banco está mais estreito, o que facilita ao motociclista
colocar os pés no chão. Este modelo faz muito sucesso com o público
feminio e através de pesquisas na Europa a Kawasaki definiu estas
mudanças", informou Ricardo Suzuki.
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