Uma pesquisa elaborada pela consultoria Shopper Experience em parceria com a revista Consumidor Moderno entrevistou 600 pessoas em São Paulo e no Rio de Janeiro para tentar desvendar o perfil do consumidor moderno. O mote da pesquisa foi o aumento do poder aquisitivo de grande parte da população brasileira na última década, que ascendeu à classe média e passou a integrar o público alvo de diversos segmentos da economia. Em relação aos automóveis, a Volkswagen foi considerada a marca ideal por 33% dos entrevistados. A fabricante alemã foi seguida pela Fiat (24%), Ford (21%), Chevrolet (11%) e Hyundai (6%).
A pesquisa também questionou os consumidores sobre as segurados de automóveis. Foram analisados quesitos como custo, planos personalizados, variedade de serviços e abrangência da rede de atendimento. A Bradesco Seguros apareceu na ponta, com 42% de preferência dos entrevistados, seguida por Itaú Seguros (24%), Porto Seguros (21%), Sulamérica Seguros (9%) e Mapfre (9%).
Entre os entrevistados – das classes A, B, C e D, com idades entre 18 e 64 anos –, 68% costumam acessar a internet e 44% se consideram consumidores modernos, antenados com as novidades de produtos e serviços oferecidos no Brasil. A pesquisa também concluiu que bom atendimento é um requisito valorizado também pelas classes C e D. Mesmo os consumidores com menos poder de compra preferem pagar mais por um produto se ele vier acompanhado de atendimento adequado e rede de assistência mais ampla que a de similares mais acessíveis.
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