Criador de produtos que se tornaram objeto de desejo dos consumidores no mundo - MAC, iPhone e o tablet iPad, e apontado por muitos como visionário da Informática, o presidente da Apple morreu nesta quarta-feira, 05. Steve Jobs, de 56 anos, sofria de câncer no pâncreas desde 2004.
A morte de Jobs foi confirmada com um texto publicado na home da Apple. "A Apple perdeu um gênio criativo e visionário, e o mundo perdeu um ser-humano incrível. Aqueles que tiveram a sorte de trabalhar com Steve perderam um querido amigo e mentor. Steve deixou para trás uma companhia que só ele poderia ter construído e seue espírito será sempre a base da Apple", diz o texto.
Considerado visionário, Jobs escreveu a história da Informática nos últimos 20 anos, ao lado de nomes como Bill Gates, da rival Microsoft, empresa que, este ano, superou em valor de mercado. Sua trajetória foi conturbada - chegou a ser afastado da Apple, mas quando voltou, foi à luta.
E entrou com força em dois setores bastante disputados: celulares e dispositivos móveis. Nos terminais, revirou com um mercado tradicional e até então liderado com folga pela finlandesa Nokia. Com o iPhone, Jobs impulsionou o desejo de consumo pelos smartphones e determinou uma virada estratégica dos concorrentes.
O seu maior sucesso nos últimos tempos foi o tablet iPad. Objeto de desejo, lançado em 2010, e que já conquistou milhares de consumidores no mundo. Foi tão forte o impacto que fez a indústria de PCs rever seus conceitos. Os principais atores dessa área tiveram que correr atrás e lançar também seus dispositivos, mas há quem já tenha jogado a toalha, como a HP, reconhecendo que nos tablets - a distância ficou longa.
Ao deixar a Apple, em 24 de agosto, Jobs escreveu o seguinte recado: "Sempre disse que, se chegasse o dia que eu não poderia mais cumprir minhas funções e expectativas como CEO da Apple, seria o primeiro a informar. Infelizmente, esse dia chegou". Steven Paul Jobs nasceu em San Francisco, em 24 de fevereiro de 1955, e foi adotado pelo casal Justin e Clara Jobs em Mountain View, também na Califórnia, Estados Unidos.
O fundador da Apple morre num momento em que a empresa contabiliza os ganhos da inovação. Este ano, a Apple foi a marca global que mais ganhou valor neste ano, registrando um crescimento de 58% em relação ao ano passado. No ranking elaborado pela consultoria Interbrand e divulgado nesta terça-feira, 04, a marca foi cotada a US$ 33,5 bilhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário