terça-feira, 6 de setembro de 2011

Mercedes-Benz aposta na Copa de 2014

Depois das rivais Volvo e MAN apresentarem as suas linhas de ônibus adequadas às normas de emissões previstas no Proconve P7 – equivalentes às regulamentações do Euro 5 no continente europeu –, a Mercedes-Benz usou a Transpúblico para mostrar os seus novos chassis. No evento paulistano do setor de transporte coletivo, além das renovações dos motores e na gama, a atual líder do mercado de ônibus brasileiro lançou três novas opções de chassi, voltadas principalmente para o uso em BRT – sistema de corredores exclusivos que serão usados nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Com as novidades, a marca pretende ampliar os atuais 45% de participação do mercado para 50% até o final do ano.


Os novos modelos fazem parte da linha O 500 da Mercedes e têm como principal característica a utilização de um reboque articulado. Com opções para piso alto – bom para as cidades que contam com corredores com plataforma de embarque – e baixo, os O 500 UDA e MDA podem ser encarroçados para ficarem com 23 metros e capacidade para levar mais de 200 passageiros. Para melhorar a manobrabilidade de um ônibus tão comprido, a Mercedes adotou um segundo eixo traseiro direcionável, que esterça de acordo com o movimento do veículo, diminuindo o diâmetro de giro. O motor é o mesmo para os dois: o OM 457 LA com seis cilindros e 12 litros.


O diferencial da linha 2012 está na tecnologia Bluetec 5, que a Mercedes introduz em todos os seus motores. Já em uso na Europa desde 2005, os novos propulsores são adequados ao Proconve P7. A adaptação para o uso brasileiro começou em 2008 e, de acordo com a marca alemã, consumiu mais de 50 mil horas de teste que percorreram mais de 3 milhões de quilômetros. “O Bluetec 5 é uma técnica mundial, mas que precisa ser adaptado para cada país específico” pontuou Jurgen Ziegler, presidente da Mercedes-Benz do Brasil. Para diminuir a quantidade de emissões, a Mercedes-Benz utilizou a tecnologia SCR, que injeta o líquido Arla 32 no escapamento. Através de reações químicas, a maioria dos itens nocivos são transformados em nitrogênio e vapor d’água. Para abrigar o novo sistema, os chassis da fabricante receberam o tanque extra para armazenar o aditivo, um modulo eletrônico, uma bomba reguladora, uma unidade dosadora, um injetor e um novo silencioso.

Além dos chassis articulados para BRT, a Mercedes lançou um novo modelo, também voltado para o uso urbano, o OF 1724. Ele é uma opção em relação ao urbano OF 1721 – evolução do OF 1722, modelo de ônibus mais vendido no país – para ser usado em trajetos que necessitem de velocidade média mais elevada. O novo chassi também é indicado para o uso intermunicipal ou para pequenos trechos rodoviários.

A linha 2012 da Mercedes também incorpora um novo painel de instrumentos, com novo grafismo e que agora fornece informações relativas ao consumo e sobre economia de combustível. Em vez da tradicional área verde pintada no conta-giros, os ônibus da marca alemã vão contar com uma faixa eletrônica, que muda de posição e se adapta a cada situação específica de uso. Como opcional, a partir do primeiro semestre de 2012, a Mercedes vai oferecer o sistema Fleet Board, que, através de internet, manda as informações de como o veículo está sendo conduzido para o dono da frota. Por causa do aumento de tecnologia embarcada em seus ônibus, a fabricante declara que os preços dos veículos devem subir de 8% a 15%. “Com experiência de outros países, esperamos que o mercado brasileiro esquente e comece a consumir os ônibus que atendam ao Euro 5 em maior escala no último quadrimestre de 2012” opina Jurgen Ziegler, presidente da marca.

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