Felizmente, já existem práticas sustentáveis criativas que vão além da separação de lixo seco e orgânico, da troca da lâmpada incandescente pela fluorescente e que chegam até à tecnologia. Uma delas é a Ecofont, criada em 2008 por um agência de comunicação da Holanda com o objetivo de economizar tinta nas impressões. A economia, segundo o site, pode chegar até 50% de um toner de tinta em razão dos buracos que são feitos nas fontes. Além disso, a Ecofont é mais econômica que a Century Gothi, até então rainha no posto. E quem disse isso é um estudo feito pela Universidade de Wisconsin - Green Bay.
Em conversa por e-mail com o Terra, um dos designers responsáveis pela fonte, Rick van den Bos, explicou como surgiu a ideia. "Em novembro de 2008, nós nos perguntamos quanto se poderia cortar uma fonte sem reduzir a capacidade de leitura, apenas com o intuito de economizar tinta", disse ele, que criou a fonte ao lado de Gerjon Zomer e Alexander Kraaij.
"Começamos cortando todos os tipos de formas de uma fonte livre, Vera Sans, e acabamos descobrindo que com pequenos círculos na fonte poupávamos mais. Nós publicamos o conceito da fonte no site, a Ecofont Vera Sans, e a imprensa foi à loucura. De fato, a Ecofont ganhou destaque. Redes de televisão americanas como ABC, USA Today, NBC, CNN, Fox News, até National Geographic, e jornais de internacionais como The Guardian, The Economist, The Times, El País repercutiram a novidade holandesa. E em 2010, a Ecofont ganhou o prêmio europeu de design ambiental.
O sucesso foi tanto que hoje a Ecofont tem uma equipe responsável. Exceto por Gerjon Zomer, que está aposentado, os criadores da fonte, Alexander Kraaij e Rick van den Bos atuam como sócios-gerentes da fonte ecológica, além dos empregos que possuem em uma agência e uma construtora, respectivamente. Rick não quis dizer quanto de dinheiro ganharam com a fonte, mas a partir do volume de downloads, é possível ter uma ideia: mais de dois milhões em mais de 20 países.
E como funciona?
Basicamente, o princípio da Ecofont é de criar pequenos círculos quase imperceptíveis dentro da fonte para poupar tinta, toner e cartucho de impressão. Segundo Rick, há uma diferença entre a primeira fonte criada, a Ecofont Vera Sans, e o Software Ecofont.
Basicamente, o princípio da Ecofont é de criar pequenos círculos quase imperceptíveis dentro da fonte para poupar tinta, toner e cartucho de impressão. Segundo Rick, há uma diferença entre a primeira fonte criada, a Ecofont Vera Sans, e o Software Ecofont.
"A Ecofont Vera Sans funciona como uma fonte regular, mas não é recomendada para uso profissional em empresas, porque foi apenas um teste e ouras aplicações do conceito, como na Ecofont Arial, resultaram em muito mais economia", explica o holandês. A diferença com o Software Ecofont é que o usuário pode escolher aplicar o princípio dos círculos nas fontes mais utilizadas, Arial, Verdana, Calibri, Times New Roman, Trebuchet e outras. Com o software, é possível determinar qual o tamanho máximo e o tamanho mínimo da fonte para imprimir com círculos.
O conceito da Ecofont se expandiu tanto que hoje é possível fazer círculos nas fontes que os clientes desejarem. Além disso, a Ecofont possui um acordo com a Monotype Imagine, uma das maiores companhias de tipos (fontes) do mundo que permite fazer "buracos", ou círculos, em suas fontes através do Software Ecofont. Na Ásia, segundo Rick, eles trabalham com o conceito em fontes privadas de algumas companhias. "Um monte de grandes empresas tem uma fonte própria e eu amo a ideia de ter uma versão ecologicamente correta delas", completa Rick.
Nenhum comentário:
Postar um comentário