segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Gorduchinha 2014 ganha logomarca

A campanha Gorduchinha 2014, que visa batizar a bola da Copa do Mundo com este nome, ganhou reforços nesta semana. O diretor de arte, Renato Butori, e o ilustrador, Henrique Polisel , desenvolveram voluntariamente duas logomarcas para fortalecer a identidade visual da Campanha. 

 
Campanha ganha logomarca
 
Uma das imagens traz a caricatura do locutor Osmar Santos. A segunda, para ser usada no twitter, é a hashtag: #gorduchinha 2014.  O objetivo é que as imagens sejam espalhadas nas redes sociais com a criação de botons personalizados para os seguidores da bola da copa. 
 
O movimento tem o Twitter e o Facebook como interface, e conta com quinze administradores e o apoio de mais de mil pessoas nas duas redes. As postagens no Facebook foram vistas cerca de 80.274  vezes no último mês (25/07 a 23/08/2011).
 
A campanha foi iniciada em dezembro de 2010 pelo publicitário Delen Bueno que, durante um almoço com o Osmar, teve a idéia de batizar a bola. “O Osmar aprovou prontamente”, disse Bueno. Ao contar a idéia para a radialista Mariangela Ribeiro e publicitário André Voltareli, a campanha tomou forma e as páginas foram criadas. 
 
Porém, foi apenas no aniversário de Osmar Santos, em julho deste ano, que a empreitada ficou mais conhecida. “Muitos portais na internet noticiaram a pretensão de chamar a bola de Gorduchinha. Agora, a campanha vem crescendo todos os dias”, contou Bueno.
 
“O interessante é que as pessoas que
apóiam a campanha nos mandam conteúdo”, explicou Mariangela.  Entre as postagens mais vistas e replicadas estão os gols históricos narrados por Osmar. 
 
“Celebrar”, esse é o significado de Jabulani – nome da bola usada na Copa de 2010, na África do Sul. Gorduchinha é fruto do exemplo de superação que o Osmar foi e é para todos seus amigos e fãs. Osmar Santos sofreu um acidente em 1994 que afetou sua fala e mobilidade. Desde então, dedica-se a pintar quadros. 
 
Se perguntado “por que Gorduchinha?” para cada um que adere a campanha diariamente a resposta será: “é o nome da bola”. E se ela herdar a mesma energia  do padrinho Osmar Santos teremos uma Copa do Mundo ainda mais emocionante. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário