Grupo cria joint venture com a empresa Russian Technologies.
O grupo Renault
Nissan conclui nesta quarta-feira (12), a mítica data “12/12/12”, o
processo de formação da joint venture com a empresa Russian
Technologies, que agrupará todas as participações das duas parceiras na
empresa AvtoVAZ. Com isso, a nova empresa terá o papel de acionária
majoritária, responsável pela montadora de automóveis russa,
proprietária da marca Lada.
O Presidente da Renault-Nissan,
Carlos Ghosn, anunciou nesta quarta o nascimento da empresa conjunta
Alliance Rostec Auto BV, durante uma cerimônia realizada em Moscou,
junto com Sergueï Tchemezov, Diretor Geral da Russian Technologies e
Presidente do Conselho de Administração da AvtoVAZ, e Igor Komarov,
Presidente da AvtoVAZ.
“O compromisso histórico anunciado hoje é um acordo que beneficia tanto
a Renault quanto a Nissan e a AvtoVAZ”, declarou Carlos Ghosn. “Ele
inaugura um novo e importante capítulo na história de uma parceria
bastante sólida. Esta joint venture permitirá a aceleração de nossa
expansão na Rússia, ao mesmo tempo em que sustenta a competitividade da AvtoVAZ, que é líder da indústria automobilística russa.”
O acordo prevê que a Aliança Renault-Nissan faça um aporte de 23
bilhões de rublos (US$ 742 milhões). Este investimento representará
67,13% de participações na joint venture daqui até o fim do primeiro
semestre de 2014. Esta última possuirá, por sua vez, 74,5% do capital da
AvtoVAZ.
A Renault, que já havia adquirido 25% do capital da AvtoVAZ, em 2008,
tendo posteriormente ajudado a montadora russa a se recuperar de forma
surpreendente, fará um aporte de aproximadamente 11,3 bilhões de rublos
(US$ 366 milhões) na nova estrutura. A Renault deseja possuir 50,10% da
joint venture até junho de 2014. A Nissan, que antes não era acionária
da AvtoVAZ, investirá 11,7 bilhões de rublos (US$ 376 milhões). “A
montadora japonesa visa a uma participação à altura de 17,03% até junho
de 2014”, diz o comunicado oficial. “Nesta data, a Russian Technologies
deve controlar 32,87% do capital da empresa conjunta”, acrescenta.
Lada Granta é um dos modelos mais novos do
grupo AutoVAZ (Foto: Ivan Sekretarev/AP)
No âmbito do novo acordo, a Russian Technologies vai reduzir seus
empréstimos à AvtoVAZ à altura de 8 bilhões de rublos (US$ 258 milhões),
recebendo o produto resultante da venda antecipada de ativos fora do
negócio principal da AvtoVAZ. A dívida restante, ou seja,
aproximadamente 46 bilhões de rublos (US$ 1,48 bilhão), emprestados sem
juros, foi renovada até 2032. Estas disposições permitem que a AvtoVAZ
apresente um balanço sólido, livre de qualquer restrição de tesouraria.
Quando o acordo tiver sido totalmente operacionalizado, até 2014, a
Alliance Rostec Auto BV terá comprado todas as participações da AvtoVAZ
atualmente de propriedade da empresa Troika Dialog Investment Ltd. A
transação está sujeita às condições aplicáveis anteriormente, que devem
ser concluídas rapidamente.
Novo comitê executivo
O Conselho de Administração da AvtoVAZ passará de 12 para 15 membros. A
AliançaRenault-Nissan terá oito representantes nesta instância. Os
executivos assumirão seus respectivos cargos durante a reunião
extraordinária dos acionistas da AvtoVAZ, que será realizada em 12 de
fevereiro de 2013. Sergueï Tchemezov continuará sendo presidente do
Conselho de Administração da AvtoVAZ e exercerá, a partir de junho de
2013, as funções de vice-presidente, em alternância com Carlos Ghosn.
“O mercado automobilístico russo está prestes a se tornar o primeiro da
Europa, em termos de venda de veículos”, declarou o Diretor Geral da
Russian Technologies, Sergueï Tchemezov. “Até 2020, a AvtoVAZ e seus
parceiros vão produzir mais de um milhão de carros, dentro dos melhores
padrões mundiais. A parceria com a Aliança Renault-Nissan vai permitir
criar empregos modernos e bem remunerados em Togliatti e em sua região.”
Lada Niva foi vendido no Brasil nos anos 1990
(Foto: Divulgação)
O acordo acontece oito meses após a inauguração pelo presidente da
Federação da Rússia, Vladimir Putin, de uma fábrica de montagem com
capacidade para 350.000 veículos por ano em Togliatti, na região russa
de Samara, um complexo industrial escolhido para acolher um dos mais
importantes programas de compartilhamento de plataformas da Aliança
Renault-Nissan. A fabricação do Lada Largus começou no segundo trimestre
de 2012.
A produção do Nissan Almera acaba de ser iniciada, com um aumento da
cadência de produção de forma progressiva até o segundo trimestre de
2013. Em 2013, cinco modelos sairão deste complexo de montagem, para as
três marcas: Lada, Renault e Nissan. Os investimentos realizados nesta
planta representarão em médio prazo aproximadamente 400 milhões de
euros.
Os parceiros disporão também de outras plantas de produção na Rússia:
em Moscou, em São Petersburgo e em Ijevsk (a 700 quilômetros ao norte de
Togliatti, em uma fábrica comprada em 2012 pela AvtoVAZ). Cada uma
destas plantas continuará a se beneficiar de novos projetos e
investimentos.
Tendo em vista as melhorias implementadas no complexo de Togliatti e
daquelas previstas para as outras plantas, a Aliança Renault-Nissan e a
AvtoVAZ terão na Rússia uma capacidade anual de produção de pelo menos
1,7 milhão de carros a partir de 2016.
“O fortalecimento de nossa parceria é uma etapa lógica em nossa
colaboração”, destacou Igor Komarov, Presidente da AvtoVAZ. “A AvtoVAZ
tornou-se uma montadora multimarcas, tendo iniciado a produção em
Togliatti do primeiro modelo Nissan. Graças a esta integração rápida,
nossa cooperação vai ganhar em eficácia e nós vamos aumentar nossas
participações de mercado.”
No ano passado, a produção total da indústria automobilística russa
atingiu 2,65 milhões de veículos, incluindo veículos utilitários. Esta
cifra deve atingir em 2012 2,9 milhões de unidades.
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