Sistema OCR foi desenvolvido nos EUA pela Nielsen e já é testado no Brasil
O Ibope, conhecido pela mensuração da audiência
do meio televisivo, está trazendo para o Brasil o sistema OCR (Online
Campaign Ratings), desenvolvido pela Nielsen nos Estados Unidos. A
plataforma já está sendo operada no país com campanhas-teste e será
oferecida ao mercado publicitário no próximo ano, quando o Ibope
anunciará o servidor parceiro do sistema nacionalmente. Nos EUA, esse
servidor é o Facebook, mas a empresa não confirma se a rede social
também será utilizada localmente.
O sistema, assim como na medição da TV,
acompanha a atividade das pessoas que consomem mídia — e não apenas
coleta os dados de utilização do browser ou os acumulados nos cookies.
Outra característica é sua possibilidade de medir uma enorme amostragem,
já que é vinculado a provedores de dados demográficos.
No Brasil, o instituto espera acompanhar o
comportamento de 60 milhões de pessoas na internet, embora ainda não
tenha definido o parceiro local. Uma possibilidade é estipular parcerias
com empresas que já tenham sua própria base de dados sobre seus
clientes.
Mecanismo
O OCR funciona a partir da contagem da impressão
das campanhas e identifica os que foram impactados pela publicidade
tagueada. "O sistema conta as impressões entregues da campanha
analisada. Logo depois, a tag envia um comando aos parceiros de dados,
que checa se o usuário que visualizou o anúncio está registrado em sua
base. Ao identificá-lo, o parceiro associa a impressão entregue a dados
como idade e sexo do usuário impactado pela campanha e armazena essa
informação. Esses dados são tratados e calibrados para representar o
universo total da campanha e entregues aos clientes”, explica Janette
Shigenawa, diretora do Ibope Nielsen Online.
De acordo com a executiva, o sistema permite
analisar alcance, ressonância e reação das ações. A empresa assegura
que, dessa forma, a medição do meio online será tão apurada como o é a
da televisão. O próximo passo é integrar a análise de campanhas
veiculadas na internet e na TV, já que as métricas são comparáveis. Nos
EUA, a combinação do OCR com o sistema para medir campanhas
multiplataformas XCR (Cross-Platform Campaign Ratings) recebeu
investimentos de ESPN, Facebook, Unilever, Hulu e Group M, do
conglomerado WPP.
IVC
O IVC (Instituto Verificador de Circulação)
prepara-se para disponibilizar uma série de dados para publishers e
agências que ainda não são reportados. Informações do sistema do
instituto — como detalhes dos devices pelos quais usuários consomem
notícias, localização, marcas de smartphones e tablets que mais acessam
conteúdo das publicações auferidas, entre outros — serão abertos para
clientes do IVC. “A partir de agora, vamos disponibilizar dados para o
mercado analisar e tirar insights que até então não eram possíveis”,
afirma Pedro Silva, diretor do IVC.
O sistema para visualização dos dados será
aberto no segundo semestre. A plataforma ficará hospedada no próprio
site do IVC e poderá ser visualizada pelos associados da instituição.
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